PAULISTA > Notícias > Paulista realiza mutirão para diagnóstico e tratamento da baixa visão e cegueira

Saúde | 06/07/2017

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Paulista e a Fundação Altino Ventura (FAV), realizará entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, um mutirão de diagnóstico e tratamento gratuito para pessoas da cidade que convivem com baixa visão e cegueira, na Políclínica Correia Mandu, na Avenida B, S/N, em Maranguape II, a partir das 8h.

Ao todo, cerca de 300 pessoas devem ser beneficiadas pelo Projeto Internacional de Baixa Visão. Os atendimentos vão ser realizados com pacientes que passaram pela triagem, por meio das Unidades Básicas de Saúde, realizando exames e recebendo orientações.

Após a triagem, as pessoas identificadas, passarão pela primeira etapa do projeto, que será o atendimento oftalmológico, e a partir disso, serão encaminhadas para um atendimento especializado. Durante o mutirão, os usuários serão atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por oftalmologistas, assistentes e terapeutas ocupacionais.

Nesta quinta-feira (06.07), os profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação para identificar na comunidade os usuários com dificuldades relacionadas à visão, na Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.

No curso, ministrado pela terapeuta ocupacional Tatiane Freitas, foram abordados os tópicos: como utilizar testes de medida de acuidade visual (triagem visual) e as formas de encaminhamento dos usuários ao serviço da Baixa Visão credenciado.

De acordo com Carlos Bruno, coordenador de Projetos da Fundação Altino Ventura, a ação visa devolver a autoestima daquelas pessoas que não encontraram solução para as dificuldades da  visão. “Objetivamos oferecer tratamento alternativo para os pacientes que estão desacreditados. Deixá-los informados que existem técnicas desenvolvidas para enxergar melhor”, disse.

Sinais e sintomas de problemas visuais:

·         Lacrimejamento, olhos vermelhos durante esforço visual;

·         Movimentos constantes dos olhos;

·         Globo ocular muito grande;

·         Fotofobia

·         Opacificação da córnea

·         Olhos não funcionam juntos, desvio ocular;

·         Tonturas, náusea, dor de cabeça, visão embaçada e dupla;

·         Dificuldade para identificar cores.