PAULISTA > Notícias > Paulista recebe 2ª Festa Literária em setembro

Educação | 05/07/2017

Paulista recebe 2ª Festa Literária em setembro

Entre os dias 12 e 17 de setembro, os apaixonados pelo universo da literatura, poderão conferir, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a Festa Literária do Paulista, ou Flipa. O evento vai reunir escritores, educadores, professores, estudantes e empresários do ramo editorial, no Paulista North Way Shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e no domingo das 12h às 20h. Esta é a segunda edição do evento, que este ano traz como tema “Brasil Resiliente”, e homenageia a escritora Leocádia Maia Mendes  (in memoriam).

A filha da homenageada Isabel Maia, afirmou que a família está muito honrada com esta homenagem. “Presenciar esta homenagem à nossa mãe em um evento sobre literatura, me deixa muito honrada. Ela chegou em Paulista aos 7 anos de idade e as letras eram sua paixão.  Adorava ler e escrever. Minha mãe nunca frequentou uma escola ela era autodidata”, disse.

Ocupando uma área de 1.600 metros quadrados, a Flipa contará com stands de vendas de livros, palestras, apresentações culturais, lançamentos de livros e autógrafos, atividades educativas e lúdicas para crianças e jovens, festival de cinema, dança, teatro e gastronomia. Entre os nomes confirmados estão os poetas regionais Amaro Poeta, Edgar Diniz e as poetisas Bernadete Serpa, Isabel Maia, e Lucélia Gomes com apresentação sobre as suas trajetórias e principais obras.

Durante seis dias, o público que comparecer a Festa Literária do Paulista poderá doar livros em bom estado de qualquer área ou tema, que serão entregues às bibliotecas comunitárias e municipais. De acordo com os organizadores, o evento pretende atingir pretende atingir todos os públicos do litoral norte, abrangendo cidades como Itamaracá, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Araçoiaba, Goiana, Itaquitinga, além de Olinda e Recife.

O anúncio do evento foi apresentado, nesta quarta-feira (05.07), em um restaurante na Avenida Senador Salgado Filho, no Centro, da cidade. Estiveram presentes: Selma Ratis, presidente da Academia de Letras e Artes do Paulista (ALAP); Jorge Rocha, secretário executivo de Cultura do Paulista; Cláudia Campos, da Secretaria de Educação do Estado; Amaro Joaquim, Senai e Rogério Viana, OAB Paulista. A programação completa pode ser conferida através do site: www.flipa.com.br