PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista implanta ProPaz nas escolas com a presença do cantor Nando Cordel

Educação | 06/04/2017

No Paulista, o combate à violência começa na escola. A secretaria de Educação do Paulista, promove um seminário, nesta sexta-feira (07.04), às 8h30, no Senac, em Jardim Paulista Baixo, para marcar o início das atividades do ProPaz – trata-se de um programa interdisciplinar de prevenção e combate à violência nas escolas da rede municipal. O evento vai contar com a participação do de estudantes, professores, orientadores e gestores de 15 unidades de ensino da rede local. O cantor pernambucano Nando Cordel – autor do hino Paz pela Paz – fará uma participação especial, destacando a importância de semear a cultura de paz. Haverá também palestra e exibição de vídeo sobre o tema.

A ideia da gestão municipal com o programa é tornar alunos embaixadores da paz, através de um processo de formação com psicólogos, pedagogos e orientadores educacionais. Esses profissionais da educação vão visitar as escolas para capacitar os alunos e os servidores acerca de vários temas, entre eles igualdade de gênero, igualdade racial, ética, respeito às diferenças, além da violência doméstica e no ambiente educacional. A ação conta com o apoio da Polícia Militar (17º BPM), Ministério Público e Conselho Tutelar Paulista.

O programa ProPaz surgiu, em 2014, como uma ferramenta de mediação de conflitos escolar, capacitando mediadores para atuarem em cinco unidades que apresentavam maior índice de violência. Em novembro de 2015, foi sancionada a Lei 4.566, que institui o Programa de Cultura de Paz na Escola, reestruturando-se para uma ação de intervenção mais direta, não apenas mediando conflitos e sim, apresentando sugestões de integração comunitária que objetiva, trabalha, informa, orienta, direciona ações que contemplam o respeito à vida, o meio ambiente, incentivo a comunidade escolar a administrar os conflitos de forma pacífica.

SERVIÇO:

O quê – Seminário marca o início das atividades do programa ProPaz nas escolas da rede municipal;

Quando – Nesta sexta-feira (07.04, às 830)

Onde – Senac, em Jardim Paulista Baixo.

Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif