Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Sal em excesso provoca malefícios à saúde

Saúde | 11/08/2016

Sal em excesso provoca malefícios à saúde

Compartilhe esta notícia:

O cloreto de sódio, mais conhecido como sal ou sal de cozinha é usado em grande quantidade pelos brasileiros, cerca de duas vezes e meia mais que o limite orientado pelos nutricionistas, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Aqui no país se consome em média 11,75g de sal por dia, sendo que a recomendação é não ultrapassar 5g por pessoa. 

 

Sabe o que acontece quando ingerimos sal demais? Problemas relacionados à hipertensão, pedra nos rins, agravamento da osteoporose e retenção de líquidos (que causa aquele inchaço desagradável). 

 

Por isso devemos ficar atentos ao consumo excessivo de alimentos industrializados, embutidos e refrigerantes, entre outros, que, para serem conservados, contém grandes quantidades de sódio.

 

Para evitar consumir o sal em excesso, a dica é temperar os alimentos com ervas e especiarias como manjericão, salsinha, louro, alecrim, coentro, cravo, mostrada, açafrão, sálvia, hortelã e pimenta. Entre os temperos, o alho e a cebola também podem substituir o sal. O alho ajuda a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol. Já a cebola diminui os riscos de trombose (formação de coágulos sanguíneos nas veias) e aterosclerose (doença inflamatória dos vasos sanguíneos).

 

 O sal não é um veneno e é muito importante para nosso organismo, desde que usado de forma adequada, sem exageros. A gente sabe que quanto mais natural for nossa alimentação, será muito melhor para a nossa saúde. 

 


Imagens:

Compartilhe: