Esportes | 12/07/2016
Evite o aumento do consumo de energia durante as férias escolares de julho
Compartilhe esta notícia:
Julho é mês de férias escolares. Com a garotada em casa, as famílias acabam notando um consumo de energia elétrica, por exemplo. Para evitar que o período de férias comprometa o orçamento familiar, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) repassa orientações para reduzir o desperdício e economizar na “conta de luz”.
Estimular atividades físicas para reduzir o tempo de uso de eletroeletrônicos como televisão, videogames e computadores é um dos principais desafios encontrados pelos adultos durante o período. Mas essas atividades, além de fazerem bem para a saúde da criançada, trazem benefícios para o bolso dos pais ou responsáveis. A mesma dica vale para a hora da leitura: que tal oferecer livros, jornais e revistas ao invés dos textos nos dispositivos eletrônicos?
Depois da diversão, é natural esticar o sono e dormir até mais tarde e, com isso, é preciso ficar ligado ao uso prolongado do ar-condicionado. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia.
Além disso, já que julho, em geral, apresentada dias menos quentes, a orientação é ajustar a temperatura do equipamento para algo que fique em torno dos 23°C e intercalar o uso do ar-condicionado com ventiladores, que consomem menos energia. Outra orientação da Celpe é promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos que, sem sujeira, acaba exigindo menos potência [e energia] para funcionar.
Os cuidados para evitar o desperdício de energia devem se estender até a cozinha. A presença de crianças em casa, geralmente, aumenta o abre e fecha da geladeira e do uso de aparelhos como micro-ondas. Nesses casos, o ideal é que os equipamentos sejam sempre manuseados por adultos e, de preferência, de forma moderada.
Na área de serviço, é bom ficar ligado no uso da máquina de lavar roupas, já que quantidade de peças sujas tende a aumentar nesse período de férias. Por isso, hora de lavar as roupas é importante ficar atento e utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima estabelecida pelo fabricante, reduzindo o número de vezes em que o equipamento é ligado. O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência. Quando estiver esquentando ou esfriando, deve-se passar as roupas mais leves.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo