Saúde | 11/07/2016
Unhas encravadas e com micose causam prejuízos aos pés e às mãos
Compartilhe esta notícia:
As unhas das mãos e dos pés não são apenas complementos dos dedos. Além do aspecto estético, elas podem revelar o estado de saúde de uma pessoa, causar muito desconforto quando encravam e sinalizar carências de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Por isso é importante dedicar alguma atenção a esta parte do corpo e evitar fungos e outros incômodos.
No caso das unhas encravadas, os dedos mais atingidos são os dos pés, sobretudo os "dedões", nos quais as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O tratamento varia a cada caso. O encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos das unhas que podem, até mesmo, formar um tecido inflamando que secreta pus e provocar dores com intensidade variada.
É aconselhável procurar um podólogo para que sejam realizadas as técnicas corretas para desencravar as unhas. Em geral, medidas simples como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão resolvem o problema, mas até procedimentos cirúrgicos podem ser necessários para remover o tecido inflamado.
“A unha encravada ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente penetra na pele ao seu redor. Isso acontece, principalmente, pelo ato de cortá-las de forma errada ou usar sapatos apertados ou pontiagudos. Para prevenir a unha encravada, recomenda-se evitar sapatos apertados; arredondar a borda das unhas ao aparar e evitar cortar em excesso”, explica a podóloga Karla Santos.
Já as micoses que afetam as unhas têm o tratamento mais demorado e que requer muita paciência. Além de usar comprimidos de compostos antimicóticos ou antifúngicos que são prescritos pelos médicos dermatologistas, o paciente pode aplicar um esmalte com um composto contra fungos e ainda esperar que uma “nova unha” cresça. Tais fungos deixam a unha amarela, deformada e grossa, por isso é aconselhado cortá-las os mais rende possível antes da primeira aplicação do esmalte específico.
A micose de unha do pé é contraída principalmente quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, usa sapatos apertados ou e não há a higienização correta da área. Já as unhas das mãos sofrem com as micoses especialmente quando se partilha materiais de manicure.
“Entre as coisas que podemos fazer para evitar as micoses nas unhas dos pés está colocar o sapato para tomar sol, enxugar os pés após o banho, trocar sempre as meias e não usar esmalte nas unhas dos pés que ficam mais abafados. Essas micoses são muito comuns e prejudica muita gente por causa do mau cheiro que a unha doente exala”, detalhou a podóloga Karla Santos.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo