PAULISTA > Notícias > Município do Paulista passa a contar com novo ônibus adaptado para rede de ensino

Educação | 20/05/2016

Os estudantes com deficiência matriculados na rede municipal do Paulista passam a contar com um ônibus adaptado. O automóvel tem 12 poltronas e espaço interno para acomodação de cinco cadeiras de rodas. A unidade móvel será utilizada no deslocamento às escolas e nas atividades extraclasse.  A entrega oficial do veículo aconteceu nesta sexta-feira (20.05) durante solenidade, em frente à prefeitura, com a presença de professores e diversos alunos cadeirantes e com Déficit Intelectual (DI).

Resultado de uma parceria celebrada pelo Governo Municipal e a Secretaria Estadual de Educação, o ônibus vai permitir que o alunado possa ter, entre outras conquistas, um melhor nível de socialização. Outro ponto destacado por professores que trabalham nas escolas de inclusão é de que o veículo terá uma importância fundamental para inibir a evasão escolar.

Professora há 27 anos da rede municipal, sendo cinco ensinando em turmas especiais da Escola Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo, Zuleide Maria da Silva afirma que muitos jovens deixam de comparecer à escola por falta de condução. “Esses jovens moram em locais de difícil acesso e, muitas vezes, não têm como ir à aula. A decisão tomada pelo prefeito Junior Matuto vai favorecer muitos ganhos aos nossos estudantes com deficiência”, argumentou.

A dona de casa Jaciara Maria da Silva, mãe da estudante Cláudia Virgínia Ferreira, 34 anos, que apresenta DI, manifestou total satisfação com a iniciativa. “Só a gente que é mãe de uma criança com limitações sabe a real dimensão do problema. Mas esse ônibus é uma verdadeira benção. Em nome de todas as famílias quero agradecer imensamente ao prefeito”, revelou.

“Vamos permitir a esses estudantes a oportunidade de obter mais conhecimentos com atividades fora da sala de aula”, pontou o secretário de Educação da cidade, Carlos Ribeiro Junior. O gestor pretende com o ônibus promover visitas a pontos turísticos e momentos de lazer para os meninos e meninas com deficiência da rede municipal.

O prefeito Junior Matuto aproveitou o momento para ratificar o esforço que tem feito nesse momento de crise política e econômica para manter a máquina em funcionamento. “São parcerias como essas com o Governo do Estado que estão viabilizando conquistas importantes, principalmente, para as camadas mais humildes da população”, comentou. O gestor municipal também fez questão de dizer que pequenos gestos são capazes de dar vida a vida das pessoas. Matuto destacou ainda a decisiva  intermediação feita pelo gestor de Articulação Municipal da Secretaria Estadual de Educação, Paulo Santos, junto ao governador Paulo Câmara e ao secretário da pasta, Fred Amâncio.