PAULISTA > Notícias > Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam de Intercâmbio cultural

Direitos Humanos/Cidadania | 20/05/2016

Os idosos do Paulista assistidos pelo Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram nesta sexta-feira (20.05) de mais um intercâmbio cultural. O evento, que reuniu vários grupos da “boa idade” no Clube da Caixa, no Janga, contou com diversas atividades, entre apresentações artísticas, orientações sobre bem-estar e troca de experiências. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude.

Durante a iniciativa, os idosos aproveitaram a oportunidade para apresentar números de música e dança. Destaque para os shows de percussão e samba. Nesta edição, o intercâmbio também trabalhou o tema “saúde” dentro da perspectiva do cuidado. Por isso, os grupos receberam dicas sobre prevenção às doenças que afetam o corpo e a mente.

A aposentada Maria Eugênia de Moura, 63 anos, residente em Jardim Paulista Baixo, faz parte de um grupo musical do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS II. Animada, ela falou sobre os benefícios de participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Sempre fui muito alegre, mas depois que entrei no serviço o meu astral melhorou bastante. Estou participando há quatro anos e não pretendo deixar. Lá construí uma nova família”, revelou.

Presente ao evento, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aldo Araújo, reconheceu o esforço da gestão municipal em promover ações em prol do segmento. "Nós somos muito gratos ao prefeito Junior Matuto, através da secretaria, que tem se dedicado aos idosos não só em ações pontuais nas áreas de saúde e educação, como também promovendo esses eventos que trazem a integração, convivência e lazer, e, principalmente, resgatam a autoestima dessas pessoas que tanto ajudaram o nosso município”, disse.

As atividades que foram apresentadas durante o intercâmbio fazem parte das ações trabalhadas nos Centros de Referência da Assistência Social do município. Nestes espaços, os técnicos da Secretaria de Políticas Sociais, Esporte e Juventude desenvolvem diversas atividades culturais, esportivas e de lazer para os idosos. Um dos objetivos principais é promover a autoestima da pessoa da terceira idade, possibilitando o protagonismo na família e comunidade.