PAULISTA > Notícias > Paulista aposta na formação dos professores para tornar a matemática uma disciplina mais atrativa na alfabetização de crianças

Educação | 18/05/2016

Os professores da rede municipal de ensino do Paulista, lotados nas turmas de 1º ao 3º ano, participaram nesta quarta-feira (18.05) do Seminário Inicial do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O evento, que ocorreu no auditório do bloco “C” da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade, contou com palestras, debates e apresentações artísticas. O tema central da iniciativa foi o letramento matemático. A metodologia prepara os educadores para introduzir a matemática de forma mais atrativa, criativa e construtiva na sala de aula.

Durante o seminário, os professores tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o tema. O professor assistente da Universidade de Pernambuco (UPE) e doutorando em Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Diógenes Maclyne, passou diversas dicas para os participantes sobre a introdução mais adequada da matemática nas escolas. O palestrante falou sobre os desafios enfrentados pelos educadores na transmissão do conhecimento.

O profissional convidado pela prefeitura aproveitou para citar os modelos baladista e científico existentes no processo de ensino-aprendizagem. O primeiro método coloca o aluno como um mero espectador, deixando o professor na posição de detentor do conhecimento, onde os que mais se destacam são aqueles que repetem o que o educador passa. Já o outro, coloca o professor na posição de mediador, deixando que o aluno encontre a solução para os problemas, e só depois conheça o conceito que está sendo abordado na atividade.

“É preciso que os conteúdos da matemática permitam que o estudante consiga assimilar o conhecimento sem que haja uma repetição do que está sendo posto ou registrado nos livros didáticos. Ele deve construir o saber com a ajuda do professor e tratar do assunto ao seu modo, sem que isso seja considerado fora dos padrões”, revelou o palestrante Diógenes Maclyne.

Presente ao evento, o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, explicou que o seminário do PNAIC é mais uma ação em prol da rede municipal de ensino. “Estamos viabilizando diversos momentos de formação dos nossos gestores, técnicos e professores para que o nosso público alvo - os estudantes - seja beneficiado permanentemente. Queremos que a nossa rede tenha acesso ao que existe de mais inovador na educação”, revelou o gestor.

A expectativa é de que os educadores possam multiplicar o conhecimento em sala de aula e tornar a matemática uma disciplina mais simples de ser compreendida. Atualmente, 249 professores estão envolvidos com o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Eles são responsáveis por conduzir o processo de letramento em 48 escolas, beneficiando 5.819 estudantes.

A coordenadora do PNAIC e da Equipe Técnica de Apoio Pedagógico Anos Iniciais (ETAP), Ana Rosemary, destacou o envolvimento de diversos setores para a realização do seminário. “Sem a colaboração dos profissionais da Secretaria de Educação seria impossível viabilizar um encontro tão importante como este”, disse. Ela explicou também que o PNAIC atua na rede municipal de ensino desde 2013. Ao longo desse período, o programa já atendeu a 1.170 turmas, formando 960 professores e mais de 20 mil alunos.

O evento contou com duas apresentações artísticas. Alunos da Escola Municipal Gêlda Amorim, em Paratibe, apresentaram um número de dança que remete aos nossos ancestrais. Já os alunos da Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro, fizeram uma apresentação musical para animar os particpantes do seminário.