PAULISTA > Notícias > Em Paulista, familiares de crianças com microcefalia passam a receber cesta básica e fraldas

Saúde | 18/05/2016

As famílias de bebês com microcefalia em Paulista passam a contar com um importante auxílio na assistência às crianças e aos familiares. A Prefeitura do Paulista fechou uma parceria com a empresa SP Alimentação e Serviços LTDA que vai fornecer, mensalmente, uma cesta básica e dois pacotes de fraldas descartáveis para as famílias com casos confirmados. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (18.05), na Secretaria de Saúde do município.

Até o momento foram confirmados 15 casos de microcefalia e 11 estão em investigação. Além do novo benefício, as famílias das crianças microcefálicas vão contar com um atendimento diferenciado nas unidades de saúde públicas locais, que inclui consultas por médicos especializados e prioridade na marcação de exames. Além disso, uma equipe multidisciplinar do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) irá fazer uma triagem para identificar as principais necessidades de cada caso.

De acordo com a assessora da SP Alimentação, Silvana Paraíso, o objetivo da iniciativa é dar o mínimo de alento para essas famílias. “Já firmamos várias parcerias com o município, abraçando causas de cunho social e dessa ação, não poderíamos ficar de fora”, ponderou.

Daiana Monteiro faz parte do contingente de mamães que será beneficiada. A jovem, de 27 anos, vem enfrentando uma rotina cansativa com sua filha Deila, de oito meses, que necessita de exames, consultas médicas e tratamentos diariamente. “Tava faltando isso aqui em Paulista, era o que estávamos precisando, vai nos ajudar e muito”, contou.

O prefeito Junior Matuto participou da reunião, respondeu aos questionamentos dos familiares que estavam no local e garantiu toda a assistência possível. “Este não é um gesto político, mas um gesto de solidariedade. Não poderíamos ficar de braços cruzados nesse momento, vamos ajudar no que for preciso e estiver ao nosso alcance”, afirmou. Entre as solicitações apontadas estavam o acompanhamento jurídico, fisioterapia, oftalmologia e condução.

O benefício começa a ser disponibilizado no dia primeiro de junho, as famílias que estão com casos em investigação que forem confirmados entram automaticamente no benefício.