PAULISTA > Notícias > Em Paulista, alfabetização de crianças também é focada na matemática

Educação | 17/05/2016

Em Paulista, alfabetização de crianças também é focada na matemática

O processo de alfabetização de crianças exige uma didática diferenciada por parte dos professores. A condução adequada das atividades em sala de aula permite que o aluno assimile o conteúdo com mais facilidade, viabilizando a formação dentro do ciclo escolar. Com essa preocupação, a Secretaria de Educação do Paulista promove, nesta quarta-feira (18.05), o Seminário Inicial do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, que acontece das 8 às 17h, no auditório do Bloco “C” da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade, vai contar com a participação de 249 educadores da rede local de ensino.

A ideia é que a iniciativa contribua com o processo de formação dos professores, oferecendo dicas importantes sobre a introdução da disciplina matemática em sala de aula. O tema será abordado pelo docente da Universidade de Pernambuco (UPE) e doutorando da Universidade Federal Rural de PE, Diógenes Maclyne. Ele vai ministrar uma palestra sobre o processo de letramento matemático nas unidades de ensino. O evento ainda vai contar com uma apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Firmino da Veiga.

Atualmente, em Paulista, 5.918 alunos do 1º ao 3º ano da rede local de ensino estão inseridos no universo pedagógico do PNAIC. Eles fazem parte do ciclo de alfabetização escolar. A garotada, com idade entre seis e oito anos, estuda em 48 estabelecimentos de ensino da rede municipal.

PNAIC – Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país.

SERVIÇO:

O quê – Seminário Inicial do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC);

Quando – Nesta quarta-feira (18.05), das 08h às 17h;

Onde – Auditório “C” da Faculdade Joaquim Nabuco (Rodovia PE-15, s/n, ao lado do Shopping Paulista North Way).