PAULISTA > Notícias > Seminário Étnico Racial reúne adeptos das religiões de Matriz Africana no Paulista

Políticas Sociais | 13/05/2016

Adeptos das religiões de matriz africana do Paulista realizaram na manhã desta sexta-feira (13.05), o Seminário Étnico Racial “13 de maio não é Dia de Negro”. O evento, que aconteceu no Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista e reuniu membros dos terreiros e afrodescendentes da cidade, é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Socias Esporte e Juventude.

De acordo com o gerente de Igualdade Racial do Paulista, José Rufino, o encontro teve o objetivo de discutir a representatividade da data de hoje para os negros. “Sabemos que a batalha que temos pela frente, no confronto com o racismo velado e estruturante, é árdua. Mesmo assim estamos dispostos a levar nossa luta a todos os foros nacionais e internacionais, a fim de sermos ouvidos”, disse.

Na ocasião também foi apresentado o documento de Manifesto da Sociedade Civil e das comunidades tradicionais de matriz africana do município do Paulista. O material tem o intuito de apresentar os anseios da sociedade civil organizada, para que sejam implantadas políticas públicas, não só para os povos de matriz africana, mais também para a população em geral, o público LGBT, entre outros.

Por fim, tornando o ambiente mais descontraído, os participantes encerraram o encontro cantando e dançando músicas típicas da religião.