PAULISTA > Notícias > Entrega de tablets vai dinamizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde do Paulista

Saúde | 19/04/2016

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Paulista irão contar com um importante aliado tecnológico no desempenho das atividades. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (19.04) a entrega de tablets aos servidores da categoria. Com a iniciativa, Paulista torna-se o primeiro município pernambucano a usar a ferramenta, que conta com um sistema inovador para o registro de dados no e-SUS AB, do Ministério da Saúde.

Ao todo, 566 equipamentos estão sendo distribuídos aos servidores da rede. A implantação dessa nova tecnologia receberá investimento da ordem R$ 2 milhões ao ano, proveniente do SUS e do tesouro municipal.  A ferramenta vai dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. Atualmente, o procedimento é totalmente manual, com preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde.

Um dos participantes do evento, que ocorreu no Teatro Paulo Freire, no Centro da cidade, o ACS Kennedy Fernandes, 45 anos, gostou da novidade. Ele foi o primeiro a receber o tablet. “A partir de agora tudo vai ficar mais simples pra gente porque não será mais necessário preencher as fichas na mão e nem ter que andar com aquela papelada toda na bolsa”, frisou o profissional da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Paulista Baixo.

Na próxima semana, os ACSs vão passar por uma capacitação sobre o uso adequado do tablet e do software. A expectativa é de que no início do mês de maio os servidores já estejam atuando com a nova ferramenta. “Este é um serviço novo em Paulista, mas que já conseguiu obter resultados positivos em outros estados, a exemplo de AL, BA, MG e RN. Temos certeza que todos conseguirão se adaptar a ferramenta após a fase de treinamentos e poderão contribuir para melhoria nos índices da saúde pública na cidade”, disse o diretor da empresa idealizadora do software, Waldemar Nóbrega Jr.

Com o uso dos tablets, será possível consultar um banco de dados sobre a situação da saúde nos territórios em tempo real, trazendo informações relevantes sobre a cobertura da unidade de saúde. Desta forma, a gestão municipal terá condições de identificar o número de gestantes, idosos, acamados, pacientes de doenças crônicas na localidade e propor ações preventivas e de controle junto à população. A medida também pretende elevar a avaliação de Paulista no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Governo Federal.

A Secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, que durante o evento representou o prefeito Junior Matuto, comentou que a implantação da ferramenta tecnológica representa um avanço para Paulista e a categoria. “Esse equipamento que estamos entregando hoje poucos municípios no País têm. E mesmo diante dessa crise econômica, estamos investindo nisso porque acreditamos no trabalho dos agentes de saúde, afinal, são os profissionais que estão mais próximos da população. Acreditamos que desta forma será possível fazer um trabalho ainda mais bonito nas comunidades”, destacou.

Participaram do evento, ACSs da rede, gestores da Secretaria de Saúde, funcionários da empresa responsável pelo software, além de servidores do município.

SISTEMA UNIFICADO - O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações das unidades de saúde em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.