PAULISTA > Notícias > Cidade do Paulista agrega conhecimentos e tecnologias na área de segurança cidadã

Segurança e Mobilidade | 15/04/2016

Com o propósito de agregar novas ações à política de segurança cidadã em Paulista, dirigentes da prefeitura participaram essa semana da Laad Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. No evento, promovido no Rio Centro, Rio de Janeiro, participaram membros de 80 países. O grupo discutiu sobre novas tecnologias, equipamentos e serviços para a segurança pública. Paulista foi representado pelo secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, e o chefe da Guarda Municipal, Admilson Silva.

Uma equipe da secretaria também participou essa semana de um curso de extensão de gestores em ordem pública e segurança cidadã. A capacitação aconteceu na Faculdade dos Guararapes, em Piedade, no Jaboatão dos Guararapes.

Iniciativas dessa natureza estão reforçando as estratégias adotadas pela prefeitura na prevenção da violência em Paulista. A atual gestão criou o Centro Integrado de Segurança (CIS). O serviço funciona com uma Central de Videomonitoramento composto por 15 câmeras e tem o suporte de um programa de Motopatrulhamento com dez motos e 20 PMs – batizado de Garupa. A medida agiliza a abordagem aos suspeitos e facilita o acesso dos agentes em pontos de difícil acesso.

A estrutura operacional é resultado de uma parceria firmada pela administração municipal e a Secretaria de Defesa Social, através do 17.º Batalhão da Polícia Militar. O sistema mantém contato permanente com as viaturas da Patrulha do Bairro. Um contingente de 174 guardas municipais participa das atividades de segurança.

O CIS faz parte do Programa Paulista Segurança Conectada, que atua no bairro de Maranguape I com um micro-ônibus para o videomonitoramento da Patrulha Cidadã e rondas da PM e da Guarda Municipal, ação que conseguiu reduzir o índice de homicídios do bairro, que era de cinco mortes por mês, para zero.

O trabalho de monitoramento cobre, entre outras áreas, os bairros do Centro, Maranguape I, Maranguape II e Jardim Paulista Baixo. Os pontos de entrada da cidade também são monitorados, como a BR-101 no acesso à localidade de Jardim Paulista Baixo; na PE-15 nos limites com Olinda e Abreu e Lima e na PE-22.

A implantação do programa Crack, é Possível Vencer é outra ferramenta que vem sendo utilizada pela prefeitura. Através de um convênio com o Governo Federal, o serviço tem reforçado as políticas públicas de prevenção à violência na cidade.