PAULISTA > Notícias > Programa Saúde em Movimento receberá serviços de cobertura médica

Saúde | 14/04/2016

Programa Saúde em Movimento receberá serviços de cobertura médica

À tarde desta quinta-feira (14.04) foi de muita festa e descontração para os idosos da cidade do Paulista, que fazem parte do Programa Saúde em Movimento. Os três mil idosos beneficiados pela iniciativa festejaram o lançamento dos novos serviços do programa. O evento, que aconteceu no Clube Municipal do Nobre, contou com a presença do vice-prefeito Jorge Carreiro e de secretários do governo.

O programa Saúde em Movimento, que contempla a população com atividades físicas e promoção de bem estar e convivência, passará a contar também com assistência especializada. A Prefeitura está implantando cobertura médica itinerante para contemplar os 26 polos do programa. O evento ofereceu aos idosos uma tarde de ações integradas com prestação de serviços envolvendo as diversas secretarias municipais. Exames com clínico geral e cardiologista (eletrocardiograma), aferição de pressão e glicose, CTA itinerante para testes de HIV, balcão previdenciário, cadastro no Cartão SUS CadÚnico (para integrar programas sociais) e no cartão de estacionamento para idosos, entre outros, estavam disponíveis para os participantes.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, a perspectiva do novo modelo de atenção à saúde do idoso é que haja um crescimento de 26 para 32 pólos em um mês. “Além da ampliação do número de pólos, nós teremos uma unidade itinerante que vai acompanhar os grupos e atender essas pessoas. O acompanhamento será com atendimentos de médico clínico, cardiologista, nutricionista, além dos testes de glicose e aferimento da pressão arterial. A partir dessa ação também estaremos chamando mais idosos para compor esse movimento que temos hoje, que é o da promoção da saúde por meio dos esportes”, completou.

Animada, Dona Elivânia Silva de Santana, 65 anos, falou que não sente mais as dores musculares que sentia antes de praticar as atividades. “Quando me aposentei sentia muitas dores. Não conseguia fazer nada. Depois que entrei no programa sou outra pessoa. Até os remédios que antes eu tomava para melhorar, hoje não preciso tomar mais. Ter entrado no Saúde em Movimento foi a melhor coisa que eu fiz”, disse.

Durante o evento não faltaram homenagens ao prefeito pelo seu aniversário de 37 anos. Alunos das Escolas Municipais Gêlda Amorim e Manoel Gonçalves realizaram a encenação da peça teatral “Missa do vaqueiro”. Também teve a apresentação do Grupo Coletivo Roda Mundo, que encerrou o seu espetáculo cantando os parabéns para o aniversariante.

O prefeito Junior Matuto, que teve dois motivos pra comemorar - o lançamento dos novos serviços e o seu aniversário -  destacou a importância do novo modelo do programa. “A ampliação desses serviços servirá para contemplar essas pessoas que trabalharam tanto, a vida toda. Esse compromisso que a nossa gestão tem com a saúde está cada vez mais forte. Nada melhor do que chegar hoje aqui, no dia do seu aniversário, e ser recebido por essas pessoas com tanto carinho e energia positiva. Vou voltar pra casa renovado”, ressaltou.

NOVOS SERVIÇOS - Uma unidade móvel itinerante prestará exames com clínico geral e cardiologista (eletrocardiograma), acompanhamento nutricional e aferição de pressão e glicose, contemplando os 26 polos do programa. Ainda este ano, o Saúde em Movimento será ampliado, passando a atender 32 grupos de idosos na cidade.