Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Autismo é tema de palestra no Paulista

Saúde | 05/04/2016

Autismo é tema de palestra no Paulista

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de orientar à população sobre os sinais, causas e tratamentos para as crianças com autismo, a Secretaria de Saúde do Paulista realizou na tarde desta terça-feira (05.04), na Policlínica William Nascimento, bairro do Janga, uma ação que reuniu agentes de saúde e pais de crianças que sofrem com o transtorno. O autismo, que é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social e comunicação verbal e não-verbal, atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil.

De acordo com a enfermeira da rede municipal, Paula Carolina, a palestra serviu para informar e conscientizar os pais sobre o distúrbio, e também a respeito das leis e direitos que essas crianças têm. “Muitas famílias não conhecem bem o distúrbio, nem tão pouco os direitos que são assegurados por lei. Temos que orientar os pais para que eles possam oferecer uma atenção ainda maior para os seus filhos. Poucos sabem, por exemplo, que um estudante com Autismo pode pedir acompanhamento especial nas salas de aula, em caso de necessidade comprovada. Além do acesso ao ensino profissionalizante, e ao mercado de trabalho”, disse.

Dona Rosa Maria, 54 anos, contou que a ação ajudou bastante para que possam ser esclarecidas dúvidas sobre o tema. “Meu neto tem oito anos de idade e tem Autismo. Como se trata de uma situação bastante delicada é essencial que aconteça com frequência essas palestras. Eu mesma nunca entendi muito sobre o assunto, e participar dessas ações, que o município realiza só me deixa mais preparada”, disse.

Já a agente de saúde Vanessa Cabral, 31 anos, revelou que a realização do evento é uma conquista para ela. “Antes ninguém ouvia falar sobre o assunto e agora isso mudou. Eu, como mãe de uma menina de oito anos, que sofre do distúrbio, estou aqui exercendo o meu papel de colaboradora. Sinto-me na obrigação de ajudar outras pessoas. Tanto é que já pesquisei muito sobre o autismo, com a intenção de me especializar cada vez mais”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Imagens:

Compartilhe: