PAULISTA > Notícias > Paulista recebe prêmio na Alepe por políticas públicas para as mulheres

Direitos e Saúde da Mulher | 31/03/2016

Paulista recebe prêmio na Alepe por políticas públicas para as mulheres

Em reconhecimento ações afirmativas realizadas na área de política para as mulheres, a Prefeitura do Paulista recebeu, na noite desta quarta-feira (30.03), no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, o prêmio “Prefeitura Amiga das Mulheres”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O objetivo do prêmio é promover a valorização de gestões que praticam políticas públicas de promoção à igualdade de gênero, avaliando questões como os investimentos em políticas de educação e saúde para as mulheres e as ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

Segundo a deputada estadual Simone  Santana, que presidiu a solenidade, a comenda destaca o trabalho de excelência desenvolvido pelos municípios nas questões de gênero. “As gestões agraciadas são exemplos de que não se pode construir um plano de gestão justo , equânime e sustentável sem considerar as demandas da população feminina que abrange 52% do povo brasileiro”, afirmou.

A seleção foi feita pela Secretaria da Mulher do Estado, junto à Comissão de Defesa da Mulher da Alepe, através do desempenho de cada prefeitura na luta pela igualdade de gênero. O prêmio, que contemplou um município por macrorregião do Estado, também selecionou as cidades de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata), Bonito (Agreste) e Cabrobó (Sertão). Paulista  foi destacada entre as cidades da Região Metropolitana do Recife.

“Esse prêmio vem coroar o trabalho de uma gestão que acreditou em realizar políticas públicas para as mulheres e implantou uma secretaria específica para o segmento. Desenvolvemos ações não somente na prevenção, mas em programas e projetos estruturadores que possibilitam às mulheres do Paulista a autonomia financeira e o fortalecimento sócio-político para enfrentar a desigualdade de gênero e, consequentemente, a violência contra as mulheres”, comentou a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves.

Políticas Públicas no Paulista - Durante os três anos de gestão, a prefeitura tem promovido ações para o público feminino da cidade. Entre elas estão a geração de vagas em cursos profissionalizantes, com o Programa Lugar de Mulher na Qualificação Profissional, a implantação do programa “Gênero e Educação” na rede municipal de ensino, o lançamento do Programa PreviAtivaMulher, para as servidoras aposentadas. Além disso, o município também conseguiu destaque na implantação dos projetos “AtuaAção pela Igualdade” e o Projeto Fêmea, que tem o objetivo de transformar as mulheres paulistenses em empreendedoras.