PAULISTA > Notícias > Conselho Municipal do Idoso de Paulista empossa novos membros

Saúde | 30/03/2016

Conselho Municipal do Idoso de Paulista empossa novos membros

Foram empossados, na manhã desta quarta-feira (30.03), os novos membros do Conselho Municipal do Idoso do Paulista (Comip). A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria municipal de Saúde, no Centro, e contou com a participação da secretária executiva da pasta Maria Clara, do secretário Augusto Costa (Políticas Sociais, Esportes e Juventude), do coordenador da Saúde do Idoso, Valdir Santos, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Paula Francinete, e Aldo Araújo, atual presidente do Comip.

Ao todo, 24 conselheiros tomaram posse, sendo 12 titulares e 12 suplentes. O conselho funciona de forma paritária, dividido entre membros do Executivo Municipal e da sociedade civil. Na esfera municipal, foram nomeados representantes das secretarias de Políticas Sociais, Saúde, Assuntos Jurídicos, Transportes, Turismo e de Educação.

Em relação a entidades da sociedade civil, foram eleitos representantes do Cavida (Centro Especializado em Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Doméstica), de Pau Amarelo; Clube dos Idosos (N.S. da Conceição), do Engenho Maranguape; Acolher Lar Geriátrico, do Janga; Grupo de Idosos Tia Fia, do Centro; Grupo Sempre Feliz, de Paratibe; e Associação dos Aposentados de Paulista, do Centro.

Para o secretário Augusto Costa, o Conselho do Idoso tem uma importância fundamental para a construção de políticas fundamentais voltadas à população idosa. “Hoje a sociedade civil, juntamente com o governo, está assumindo uma nova fase do conselho, com a missão de construir um novo modelo de gestão de participação, de construir um plano definitivo para as políticas do idoso. Temos certeza que esse conselho vai ser muito valioso para a Cidade do Paulista”, destacou Costa.

Representando a pasta da Saúde, a secretária executiva Maria Clara também ressaltou a importância do Conselho, e destacou que o Município, na pessoa do prefeito Junior Matuto, vem potencializando as políticas de promoção à saúde do Idoso. “Saúde não é só a ausência de doença, saúde é cidadania, saúde é lazer, é a garantia de direito a todos cidadãos. Não queremos o nosso idoso doente, então a gente traz a perspectiva da promoção da saúde, das atividades de convivência, atividades físicas, para a prevenção e promoção da saúde”, disse.

Os representantes governamentais titulares são: Aldomiro João de Araújo, José Murece Lisboa, Nilton Santos de Paula, Roberto Klava Junior, Clodoaldo Alves de Luna, e William Fragoso da Silva. Seus suplentes são: Aline Helena Porto de Castro, Rúbia de Santana Simões, Ricardo José Marques Ferreira, Maria Aparecida Queiroz, Jefferson Soares, e Ademir Guimarães Pereira Junior.

Já os novos conselheiros nomeados da Sociedade Civil são: Mércia Rangel da Silva, Maria do Socorro da Silva, Giselly Cylmara de Melo, Lindalva Alves Coutinho, Juraci Pereira da Silva, e Maria do Carmo Matias da Silva. Os titulares são: João Soares de Oliveira, Marluce Bandeira Rodrigues, Edite Francisca dos Santos, Jorge Cesar Paiva de Souza, Rejane Maria Pereira de Araújo, e Vanderley Almeida dos Santos.

AÇÕES

Por determinação da gestão municipal, várias atividades vêm sendo realizadas para incentivar e valorizar a pessoa idosa no município. A exemplo disso, o programa Saúde e Movimento, da Secretaria de Saúde, oferece 26 polos de atendimento, contemplando mais de 3,5 mil idosos. Já na pasta de Políticas Sociais existe o Programa AtivIdade, que beneficia mais de 500 idosos. Também existem políticas voltadas, principalmente, para o intercâmbio cultural, e valorização do idoso através do esporte e do lazer.