PAULISTA > Notícias > Operação Inverno prepara Paulista para o período chuvoso

Segurança e Mobilidade | 30/03/2016

Operação Inverno prepara Paulista para o período chuvoso

Diversas ações da Prefeitura do Paulista estão sendo colocadas em prática no município para minimizar os efeitos provocados pelo inverno. A preparação da cidade para o período das chuvas conta com o envolvimento de setores considerados estratégicos. Destaque para o trabalho das equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Serviços Públicos e Infraestrutura. O plano de ação, intitulado Operação Inverno 2016, já começou e está beneficiando diversas comunidades.

O trabalho preventivo conta com o monitoramento de 370 áreas de barreira em diversos bairros, entre eles, Mirueira, Vila Torres Galvão, Jardim Paulista Alto e Arthur Lundgren I e II. Equipes da Defesa Civil realizam visitas diárias nessas localidades para orientar a população, analisar os riscos das moradias e aplicar lonas plásticas nos pontos considerados mais críticos.

No setor da infraestrutura urbana, o desassoreamento do Rio Paratibe – maior da cidade – tem normalizado o curso das águas, evitando a ocorrência de alagamentos e o surgimento de doenças infecciosas em diversas localidades ribeirinhas. A ação de limpeza e desobstrução do leito do rio, que está orçado em 26 milhões, está envolvendo diversas equipes e máquinas.

O plano de ação ainda envolve a limpeza dos 26 canais que cortam a cidade. Destes, seis já foram beneficiados. Atualmente, a equipe da Secretaria de Serviço Público concentra esforços no canal do Araxá, no bairro da Conceição. A Operação Inverno ainda realiza a remoção do lixo e de lama das canaletas e das galerias de água pluvial que fazem parte do sistema de drenagem das vias públicas. Também foram executadas ações de tapa buraco e capinação.

NÃO HESITE, ACIONE O PODER PÚBLICO – Em caso de emergência, a população pode ligar para o número da Defesa Civil do Paulista pelo 3371-7992, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Se for preciso ligar no horário noturno ou no final de semana, é recomendado acionar a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), pelo 3181-2490.