PAULISTA > Notícias > Governo e sociedade civil discutem preparação para a 6ª Conferência Municipal do Paulista

Desenvolvimento Urbano | 28/03/2016

A poucos dias para a realização da 6ª Conferência da Cidade do Paulista, uma comissão preparatória se reuniu nesta segunda-feira (28.03), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no Centro. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Luiz da Silva Junior, este foi o quarto e último encontro da comissão preparatória, que tem o objetivo de propor medidas e ações necessárias à realização do evento, que ocorrerá na próxima quinta-feira (31.03), no Sesi de Paratibe.

Instituída por meio de portaria publicada no dia 16 de março de 2016, a comissão conta com representantes de setores do executivo, legislativo, movimentos sociais e populares, trabalhadores através de suas entidades sindicais, empresários relacionados a produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisas e de conselhos profissionais,  além de ONG's com atuação na área.

“A comissão preparatória é escolhida pela sociedade civil organizada e pelo poder público, nomeada através de portaria do prefeito, e esses 18 membros, que tem participação de todas as esferas, têm a missão de organizar e sugerir a programação e mobilizar as pessoas que irão participar. Foi o que viemos fazendo ao longo dessas quatro reuniões que se encerram hoje”, explicou o secretário. Na ocasião, foi feita a leitura da ata anterior e a checagem do material para a conferência.

Como resultado da conferência, que será um grande evento de reflexão e discussão sobre o desenvolvimento urbano, serão escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual, onde serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Nacional. O tema definido pelo Conselho Nacional das Cidades para a 6ª Conferência é “Cidade Que Queremos e Cidade Que Temos”. Dentro desta abordagem, em Paulista os debates e palestras contarão com a temática “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

PALESTRAS E DEBATES

1º Eixo - O Brasil Urbano: A Cidade de que Temos;

2º eixo - A Função Social da Cidade e da Propriedade (Palestrante: Socorro Leite);

Debate Eixo 1 - O Brasil Urbano: A Cidade que Temos (Debatedor: Avelar de Castro Loureiro Filho);

Debate Eixo 2 - A Função Social da Cidade e da Propriedade (Debatedor: Sandra Arruda).

3º Eixo - O Plano Diretor;

4° Eixo - A Cidade que Queremos;

Debate Eixo 3 - O Piano Diretor (Debatedor: Kainara Lira dos Anjos);

Debate Eixo 4 - A Cidade que Queremos (Debatedor: Serapião Bispo Ferreira).