Políticas Sociais | 15/03/2016
“Verão Com Saúde e Cidadania” leva serviços gratuitos aos moradores de Paratibe
Compartilhe esta notícia:
Em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Políticas Sociais, Esporte e Juventude do Paulista, foi realizado o “Verão Com Saúde e Cidadania”. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (15.03), no Clube Municipal de Paratibe, em Paulista, e ofereceu vários serviços para adultos e idosos. A ação contou com serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e do Amigo do Peito, serviço de mamografia móvel.
Durante toda a manhã foram oferecidos aferição de pressão arterial, limpeza de pele, teste de glicemia, mamografia, sendo 40 fichas de manhã e outras 40 para a tarde. De acordo com o coordenador da Saúde do Idoso, Valdir Santos, cerca de 170 pessoas participaram de um aulão de atividades físicas, dentre eles adultos e idosos. As atividades deverão acontecer semanalmente e abranger todas as localidades do Paulista. “Essa ação é uma prestação de serviços à comunidade, e tem o objetivo principal de levar para perto da população, sobretudo para aquelas pessoas que têm dificuldades de deslocamento, principalmente porque não precisa marcar”, ressaltou Valdir.
Dentre os serviços do CRAS estão o cadastro no Bolsa Família, cartão SUS, e informações sobre o NIS. “Qualquer cidadão com remuneração de até três salários mínimos podem se beneficiar com o número do NIS, como em concursos públicos, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desconto em faculdades particulares, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social para Água Luz e Telefone”, explicou a assistente social Lídia Oliveira.
Além desses serviços, foram oferecidos cadastro para a Carteira Interestadual do Idoso, voltada para pessoas a partir dos 60 anos (para viagens gratuitas entre os estados). Também foram oferecidos a Carteira de Livre Acesso, para pessoas com algum tipo de deficiência e autorização para emissão de segunda via de Certidão de Nascimento de maneira gratuita.
Uma das pessoas que se beneficiou com os serviços foi a cabeleireira Jéssica da Silva Santos, de 25 anos. Ela foi ao evento para tirar o Cartão do SUS e elogiou a iniciativa. “Achei muito bom, porque tem localidades em que as pessoas não têm esse serviço por perto e eu nem precisei vir tão cedo, até porque minha casa fica aqui perto”, disse.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo