PAULISTA > Notícias > “Verão Com Saúde e Cidadania” leva serviços gratuitos aos moradores de Paratibe

Políticas Sociais | 15/03/2016

“Verão Com Saúde e Cidadania” leva serviços gratuitos aos moradores de Paratibe

Em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Políticas Sociais, Esporte e Juventude do Paulista, foi realizado o “Verão Com Saúde e Cidadania”. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (15.03), no Clube Municipal de Paratibe, em Paulista, e ofereceu vários serviços para adultos e idosos. A ação contou com serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e do Amigo do Peito, serviço de mamografia móvel.

Durante toda a manhã foram oferecidos aferição de pressão arterial, limpeza de pele, teste de glicemia, mamografia, sendo 40 fichas de manhã e outras 40 para a tarde. De acordo com o coordenador da Saúde do Idoso, Valdir Santos, cerca de 170 pessoas participaram de um aulão de atividades físicas, dentre eles adultos e idosos. As atividades deverão acontecer semanalmente e abranger todas as localidades do Paulista. “Essa ação é uma prestação de serviços à comunidade, e tem o objetivo principal de levar para perto da população, sobretudo para aquelas pessoas que têm dificuldades de deslocamento, principalmente porque não precisa marcar”, ressaltou Valdir.

Dentre os serviços do CRAS estão o cadastro no Bolsa Família, cartão SUS, e informações sobre o NIS. “Qualquer cidadão com remuneração de até três salários mínimos podem se beneficiar com o número do NIS, como em concursos públicos, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desconto em faculdades particulares, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social para Água Luz e Telefone”, explicou a assistente social Lídia Oliveira.

Além desses serviços, foram oferecidos cadastro para a Carteira Interestadual do Idoso, voltada para pessoas a partir dos 60 anos (para viagens gratuitas entre os estados). Também foram oferecidos a Carteira de Livre Acesso, para pessoas com algum tipo de deficiência e autorização para emissão de segunda via de Certidão de Nascimento de maneira gratuita.

Uma das pessoas que se beneficiou com os serviços foi a cabeleireira Jéssica da Silva Santos, de 25 anos. Ela foi ao evento para tirar o Cartão do SUS e elogiou a iniciativa. “Achei muito bom, porque tem localidades em que as pessoas não têm esse serviço por perto e eu nem precisei vir tão cedo, até porque minha casa fica aqui perto”, disse.