PAULISTA > Notícias > Prêmio Maria da Penha Vai à Escola é lançado no município do Paulista

Educação | 10/03/2016

Prêmio Maria da Penha Vai à Escola é lançado no município do Paulista

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, foi lançado, na manhã desta quinta-feira (10.03), o Prêmio Maria da Penha Vai à Escola. O concurso tem o objetivo de ampliar a participação das escolas da rede municipal e faz parte do Programa Gênero e Educação, criado no ano de 2013. Poderão participar gestores, docentes e alunos de todas as 62 escolas municipais do Paulista. Na ocasião, esteve presente a gerente de Formação de Gênero da Secretaria Estadual da Mulher, Dóris Cavalcanti.

No primeiro ano, em 2013, duas escolas participaram do programa, e outras sete foram incorporadas ao projeto no ano seguinte. Em 2015, outras 9 escolas entraram no programa, totalizando 18. Em 2016, a meta era atingir 31 escolas, no entanto, com o lançamento do prêmio, deverão ser incorporadas todas as escolas da rede, abrangendo a educação infantil, Ensino Fundamental I e II, e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária Especial da Mulher, Bianca Pinho Alves, outro aspecto fundamental, é que como será um projeto de lei, o prêmio fica instituído no âmbito do município. “Ele ganha agora, em definitivo, a perenidade. É um trabalho muito bonito, que a gente precisa reconhecer que esses professores e gestores que se envolvem junto com o alunado, e nos presenteiam todo ano com esses trabalhos fantásticos e nos estimulam a trabalhar cada vez mais pela igualdade e sabendo que a educação é um ponto fundamental para uma mudança cultural”, ressaltou.

Representando o Estado, Dóris Cavalcanti elogiou a iniciativa da gestão municipal e ressaltou que a secretaria da Mulher se coloca à disposição. “Quero parabenizar o programa gênero e educação. É um diálogo possível e necessário, pois essa formação vai trazer frutos em todos os campos em nossa vida, e também para os homens, porque isso não beneficia somente as mulheres, mas também gera uma sociedade melhor para todo mundo. Quero dizer que estou muito contente e que contem conosco”. concluiu.

Para o secretário municipal de Educação, Carlos Júlio, o lançamento do prêmio é de fundamental importância porque ele vai despertar um interesse maior para o aluno participar do projeto com uma concorrência saudável. “O nosso intuito maior é prevenir. Então é importante essa premiação por esse sentido e com certeza o programa já está consolidado e vai ser abraçado de forma eficiente e eficaz para nossos alunos”, completou.

PRÊMIO

Entre as categorias estão redações (Ensino Fundamental e EJA); apresentações culturais (Educação Infantil, Ensino Fundamental); relatos de experiências (docentes do Ensino Fundamental e EJA); projetos de trabalho (docentes do Ensino Fundamental e EJA); e ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito de toda escola – incluídas no Projeto Político Pedagógico (Escola Amiga da Mulher – Promotora da Igualdade de Gênero).

As inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas na Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, no período de 04 de abril a 30 de maio de 2016, das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. O regulamento com mais detalhes do Prêmio Maria da Penha Vai à Escola está disponível na sede do órgão e no site da Prefeitura do Paulista.