PAULISTA > Notícias > Paulista enriquece debate sobre políticas públicas para mulheres em conferência estadual

Direitos e Saúde da Mulher | 17/12/2015

Representantes do município do Paulista estão participando da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Pernambuco, que acontece até esta sexta-feira (18), em Gravatá, no Agreste do Estado. O grupo, composto por membros do governo municipal e sociedade civil, leva as experiências exitosas da cidade para o debate, que neste ano trata do tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.

As propostas da conferência vão ajudar no planejamento das políticas públicas para o segmento feminino em Pernambuco ao longo dos próximos quatro anos, além de tirar proposições para a IV Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no mês de março do próximo ano, em Brasília DF.

Em Paulista, as políticas públicas para as mulheres são consideradas ações prioritárias de governo, evidenciando a preocupação do poder público municipal com o segmento. No Executivo, o trabalho fica a cargo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

A pasta vem desenvolvendo diversas ações na cidade. Destaque para o Programa Gênero e Educação. A iniciativa funciona em duas frentes. Numa delas, os professores da rede municipal são capacitados para aplicar a política de gênero nas atividades pedagógicas em sala de aula. A outra vertente do programa envolve o projeto Maria da Penha vai às Escolas, que busca disseminar a cultura de paz nas unidades sob a ótica do enfrentamento à violência contra a mulher. O Gênero e Educação foi finalistas de um concurso do Banco Mundial, em 2014.

FÓRUM – Antes da abertura da conferência estadual, representantes municipais e estaduais se reuniram para participar do XXIII Fórum de Gestoras Estaduais de Pernambuco. Marcaram presença a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro; a coordenadora do Fórum de Gestoras da Região Metropolitana, Bianca Pinho Alves; além de Josemile Pontes, coordenadora do Fórum Gestoras da Região do Semiárido; e Dalvanice do Nascimento, coord. Do Fórum de Gestoras da Zona Canavieira.