PAULISTA > Notícias > Guerra contra a dengue em Paulista vai ganhar reforço de bombeiros civis

Saúde | 17/12/2015

Guerra contra a dengue em Paulista vai ganhar reforço de bombeiros civis

Na guerra contra o Aedes aegypti, o município do Paulista começa a capacitar 50 bombeiros civis para reforçar o contingente de combate ao vetor da dengue, chikungunya e da zika. O grupo passará por um curso para fazer parte da frente montada pela Secretaria de Saúde no extermínio de focos do inseto nos bairros da cidade. A capacitação é coordenada por técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Ambiental do município. As aulas tiveram início nesta quinta-feira (17.12).

A estimativa é de que os ensinamentos práticos nas ruas sejam deflagrados a partir da próxima semana. Os alunos fazem parte do curso da Empresa de Formação de Bombeiros Civil (EFBC). Eles irão atuar de forma voluntária na frente contra o inseto. Participam da capacitação também técnicos da Defesa Civil.

Após o final do curso, que tem 40 horas/aula, os bombeiros cairão em campo para realizar as visitas domiciliares. Cada equipe será acompanhada de agentes comunitários de endemias durante a identificação e extermínio dos criadouros do mosquito.

Segundo o diretor da EFBC, Josuel Lacerda, a parceria com a prefeitura é por tempo indeterminado. “Nós estamos atendendo um pedido do Governo da cidade e decidimos selar essa parceria de forma voluntária”, destacou. Ele também assegurou a brigada civil também atuará em pontos de difícil e nas áreas de risco.

Na visão do diretor da Secretaria de Saúde do município, Eudes Farias, a iniciativa trará um ganho relevante na frente de luta contra o vetor. “A participação dos bombeiros na campanha é fundamental. Acredito que agora as pessoas terão mais confiança de abrir as portas para que o poder público possa desenvolver o seu trabalho”, prevê.