PAULISTA > Notícias > Em Paulista, programa Maria da Penha vai à Escola encerra 2015 com quase 10 mil participações

Direitos e Saúde da Mulher | 10/12/2015

Coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, o Programa Maria da Penha vai à Escola fecha 2015 com um saldo bastante positivo. Além de contemplar o dobro de escolas da rede municipal em comparação com o ano passado, saltando de nove para 18 unidades de ensino, a ação beneficiou quase duas vezes mais crianças, adolescentes e adultos da cidade no mesmo período. Ao todo, 9,9 mil pessoas participaram das atividades do programa, que busca disseminar a cultura de paz nas escolas sob a ótica do enfrentamento à violência contra a mulher.

Nesta quinta-feira (10.12), estudantes da rede municipal participaram do encerramento do programa em 2015. Eles apresentaram paródias, dramatizações, apresentação de entrevistas e leitura de poemas sobre o tema, que envolve vítimas e agressores em todos os municípios brasileiros. O evento aconteceu no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa contou com a presença da primeira-dama do município, Andrea Pereira, secretários municipais, além de representantes do Governo do Estado e das prefeituras do Recife e Itapissuma.

O Maria da Penha vai à Escola faz parte do Programa Gênero e Educação, também coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Ele representa uma das vertentes da ação, que ainda desenvolve ações de formação de educadoras e educadores da cidade, por meio do Projeto Formação em Gênero. Essas duas iniciativas levaram a Prefeitura do Paulista à final do concurso do Banco Mundial, ficando entre os cinco melhores programas da América Latina e Caribe.