PAULISTA > Notícias > Posse de conselho escolar consolida gestão democrática na rede municipal

Educação | 16/09/2015

Posse de conselho escolar consolida gestão democrática na rede municipal

A Escola Alga Marina, localizada no bairro de Arthur Lundgren I, em Paulista, já conta com novos conselheiros. O colegiado, que tomou posse nesta quarta-feira (16.09), é composto por 22 membros, entre titulares e suplentes, tendo representantes de seis segmentos, como pais, alunos, professores, moradores da comunidade, funcionários e diretores da unidade de ensino. A missão do grupo é ajudar a construir uma escola cada vez melhor para todos, propondo mudanças, mediando conflitos e criando alternativas para eventuais crises. Esse é o 34º conselho formado em unidades escolares na cidade.

O processo de criação dos conselhos escolares representa a preocupação da administração municipal na implantação de uma gestão cada vez mais democrática e participativa nas escolas. Desta forma, o poder público amplia o conceito de corresponsabilidade pelos resultados e conquistas de determinada decisão. O mais importante é que unidos os segmentos passam a buscar um único objetivo: uma educação mais inclusiva e colaborativa no município.

A dona de casa Gildete Ferreira da Silva assumiu uma das cadeiras no conselho. Ele representa o segmento aluno porque a Escola Alga Marina não dispõe de estudantes com mais de 12 anos. “Tenho uma relação muito antiga com esta escola. Meus filhos já estudaram aqui, meu neto estuda e eu agora faço parte deste grupo de pessoas que pode ajudar a transformar a vida de muita gente. Estou muito feliz em poder ajudar a direção da Alga Marina e toda comunidade escolar”, disse.

Acompanhada das colegas de trabalho, a coordenadora do projeto de implantação dos Conselhos Escolares, Maria José Wanderlei, ressaltou que o trabalho de formação dos grupos continua a todo vapor até o fim deste ano. “Temos como meta contemplar todas as unidades de ensino da rede municipal. Isso significa que ainda vamos tirar do papel outros conselhos escolares. Este é um passo muito importante para todos porque vai garantir que a construção coletiva do conhecimento possa viabilizar uma educação emancipadora”, destacou.

A gestora, inclusive, foi responsável pela elaboração da minuta da Lei que criou os conselhos escolares em Paulista. O texto chegou à Câmara de Vereadores e foi aprovado por unanimidade em março deste ano.

ENTENDA MELHOR – Cada conselheiro escolar é eleito pelo próprio segmento que representa, ou seja, quem define quais alunos vão compor o grupo são os próprios estudantes. Isso acorre com todos os demais membros. A exceção fica por conta do diretor da escola que é integrante nato. Os conselheiros se reúnem, pelo menos, uma vez por mês. Quando há necessidade os encontros ocorrem em mais oportunidades. O mandato dos atuais membros dos conselhos é de dois anos.