PAULISTA > Notícias > Programa capacita professores e envolve alunos com a educação no trânsito

Educação | 20/08/2015

Programa capacita professores e envolve alunos com a educação no trânsito

O número de vítimas em acidentes de trânsito envolvendo motoqueiros no estado de Pernambuco cresce a cada ano. Só esse ano mais de 1.000 mil pacientes foram internados na emergência do Hospital da Restauração. Em 2014, foram 45.916 acidentes sendo 75% deles com motos. Nesse contexto, a educação no trânsito é uma importante ferramenta para mudar essa estatística. Dentro dessa proposta, Paulista lança o programa Educa+trânsito que vai contemplar alunos do 1º ao 5º ano em cinco escolas da rede municipal de ensino, com aulas teóricas e práticas de educação no trânsito.

A iniciativa é uma parceira da Prefeitura do Paulista e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). Nesta sexta-feira (21), a partir das 8h, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire (Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n), professores da rede municipal serão capacitados em educação de trânsito. Esses profissionais atuarão como agentes multiplicadores em suas salas de aula. Neste módulo, os educadores receberão orientações sobre ética, cidadania e trânsito. Após a conclusão dos cursos, os professores irão ministrar aulas teóricas nas escolas.

Números - De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) os gastos gerados por feridos graves em acidentes são, em média, de R$ 230,6 mil, com custo hospitalar de R$ 80 a R$ 120 mil, cada motoqueiro.

Educa+Trânsito - O programa tem por objetivo, ensinar de forma lúdica, pontual e prática, regras básicas de trânsito. A metodologia a ser usada será de palestras em sala de aula, com professores da rede estadual, seguida de simulações práticas com educadores do Detran, que serão realizadas no autódromo da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA).