PAULISTA > Notícias > Apesar das chuvas, macrodrenagem do Canal Sítio do Jorge impede alagamentos

Infraestrutura | 17/08/2015

Apesar das chuvas, macrodrenagem do Canal Sítio do Jorge impede alagamentos

Apesar das fortes chuvas que caíram sobre Paulista nas últimas semanas, as obras de macrodrenagem do Canal Sítio do Jorge, em Maranguape I, já estão refletindo de forma positiva na comunidade. O serviço foi iniciado no último mês pela Prefeitura do Paulista e já está beneficiando diversas famílias que moram no bairro e sofriam com a ocorrência de alagamentos durante o período de chuvas. O desassoreamento do local era aguardado pela comunidade há mais de 20 anos.

Para facilitar o escoamento das águas, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão aprofundando e limpando o leito do canal e alargando as suas margens. A previsão é de que o trabalho seja finalizado em novembro deste ano.

O desassoreamento começou pelas ruas 14, 46 e 49. Ao todo, quatro escavadeiras utilizadas na obra irão percorrer cerca de 1.200 metros do canal. Este trabalho também atenderá aos moradores das vias 28, 36, 42, 45, 47, 48 e 50.

Os recursos para a realização do serviço de macrodrenagem foram garantidos por meio de um convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Drenagem. O investimento na obra é de R$ 2,8 milhões.

Morador de Maranguape I, há 24 anos, o pedreiro Cláudio Barbosa, 50 anos, está satisfeito com o trabalho realizado pela prefeitura. “A obra está sendo muito produtiva. Acreditamos que este serviço vai evitar completamente que tenham alagamentos. É um benefício para o pessoal daqui”, afirmou.

Há três anos residindo na Travessa da Rua 46, Erondir Lopes, 38 anos, está aprovando o serviço de desassoreamento feito no local. “A obra vai valorizar os imóveis e acabar com as enchentes. Além de valorizar mais as casas”, destacou.