Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Mais de 1,5 mil crianças são vacinadas no Dia D contra a Poliomielite em Paulista

Saúde | 10/06/2024

Mais de 1,5 mil crianças são vacinadas no Dia D contra a Poliomielite em Paulista

Campanha contra a doença segue até esta sexta-feira (14/06)

Compartilhe esta notícia:

Na Cidade do Paulista, a Ação do Dia D contra a Poliomielite imunizou mais de 1,5 mil crianças em todo o município. Ao todo foram vacinadas 1476 crianças com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a de gotinha, que é feita com o vírus enfraquecido, e 34 com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é aplicada via injeção, e consiste em um imunizante com partículas do vírus. 


A iniciativa faz parte da campanha nacional contra a doença, que teve início em 27 de maio e irá até a próxima sexta-feira (14/06), das 8h às 16h, em todas unidades de saúde do município com salas de vacina ativas no município.


De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo da campanha é composto por crianças menores de 5 anos de idade. A estratégia de vacinação é fundamental para evitar o retorno do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença foi erradicada no País desde 1994.


A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. 


Para a faixa etária de crianças menores de 1 ano de idade, estas deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal (VIP) encontrada para esquema primário. Benefício: proteção contra os três tipos (1, 2 e 3).


Já as crianças de 1 a menores de 5 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a VOP, desde que já tenham recebido as três doses de VIP do esquema básico. Benefício: garantir imunidade intestinal contra os tipos 1 e 3. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade.


Para poder vacinar as crianças, os pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer uma das unidades de saúde ou policlínicas do município, munidos do cartão de vacina, CPF ou cartão SUS, e RG ou outro documento de identificação oficial do responsável.


Fotos: Wagner Santos / Prefeitura do Paulista


Imagens:

Compartilhe: