PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista realiza entrega de carteira de identificação para pessoas com fibromialgia

Saúde | 10/06/2024

Documento tem como objetivo facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços

A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta segunda-feira (10), a entrega de carteira de identificação para pessoas com fibromialgia. O documento tem como objetivo facilitar o atendimento preferencial em diversos serviços e promover acesso à informação para o controle da doença.

Para solicitar o documento, é necessário comparecer de forma presencial na sede da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do município, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I. Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.

Os interessados devem comparecer na sede com os seguintes documentos: RG, CPF, laudo médico, 2 fotos 3x4, comprovante de residência com o nome do paciente ou declaração da Unidade de Saúde da Família (USF). Não é necessário agendamento prévio.

De acordo com a Superintendente de Políticas Estratégicas, Jakeline Morais, a carteira é emitida com a numeração da lei municipal e estadual. “O documento garante prioridade aos atendimentos, seja em lotéricas, bancos ou transporte público. Em Paulista, além da carteirinha, a Secretaria de Saúde construiu um fluxograma para garantir o acesso desses pacientes ao reumatologista e outras especialidades", comentou.

A emissão da carteira foi implantada na gestão do Prefeito Yves Ribeiro e é uma iniciativa que tem se tornado referência nacional na garantia dos direitos dos portadores da doença. Na cidade, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Mobilidade de Trânsito, o projeto permite a emissão do cartão de estacionamento e o VEM Livre Acesso.

Fotos: Taylinne Barret / Prefeitura do Paulista