Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Residências Terapêuticas do Paulista passam por requalificação 

Saúde | 29/05/2024

Residências Terapêuticas do Paulista passam por requalificação 

São três unidades que acolhem  pessoas advindas de hospitais psiquiátricos

Compartilhe esta notícia:



A Secretaria de Saúde do Paulista requalificou as três Residências Terapêuticas da cidade, oferecendo mais conforto para os seus moradores. As unidades receberam nova pintura nas áreas internas e externas, troca de portas e fechaduras, instalações de ar-condicionado, aquisição de máquinas de lavar, troca de torneiras e vasos sanitários, poda de árvores, limpeza de entulhos e em uma das casas foi feito, a pedido de um dos usuários, um quarto todo rosa.


Cada unidade conta com 25 moradores, sendo duas mistas e uma onde só residem homens. “Essas Residências Terapêuticas são casas ou moradias que acolhem pacientes de longa permanência, ou não, vindos de hospitais psiquiátricos. São pessoas que perderam o vínculo familiar. Mas para aqueles que ainda possuem algum contato nós colocamos eles no programa ‘De Volta Para Casa’, onde eles têm o convívio com a família recebendo visitas”, explicou a coordenadora de Saúde Mental   do Paulista, Conceição Silva.

 

Uma equipe da Secretaria de Saúde do Paulista, através da Superintendência de Atenção Especializada, oferece todo o suporte, juntamente com cuidadores e técnicos em enfermagem que atuam dia e noite, garantindo ao espaço de moradia um convívio social, reabilitação psicossocial e o resgate de cidadania, promovendo os laços afetivos e a reconstrução das referências familiares. As Residências Terapêuticas ficam localizadas nos bairros do Janga, Pau Amarelo e Jardim Paulista Baixo.



Imagens:

Compartilhe: