PAULISTA > Notícias > Campanha sobre Uso Racional de Medicamentos orienta moradores do Paulista

Saúde | 28/05/2024

Campanha sobre Uso Racional de Medicamentos orienta moradores do Paulista

Uma peça teatral circulou por quatro policlínicas do município

Pessoas que foram às policlínicas Adolfo Speck, no bairro de Arthur  Lundgren I, e Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo, tiveram, nesta terça-feira (28.05), a oportunidade de acompanhar uma peça teatral sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos.  Os atores também abordaram os riscos à saúde causados pela automedicação e o uso inadequado de medicamentos.

A encenação faz parte da Campanha “Paulista pelo Uso Racional de Medicamentos” apresentada pelo Grupo Altos Papos, formado por profissionais da Guarda Civil Municipal e por uma auxiliar de enfermagem.

“Esse é um tema tão comum no dia a dia, mas é bom fazermos esse alerta. O medicamento está acessível a todos e precisamos despertar essa consciência na população. Sabemos que o medicamento é importante, porém ele também tem seus riscos e a gente precisa seguir as orientações médicas e foi esse recado que a gente passou nas quatro policlínicas visitadas pelo nosso grupo”, explicou a farmacêutica e integrante do Grupo Altos Papos, Sheila Arruda.

A aposentada Maria José da Silva, acompanhou a peça na Policlínica Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo. “Eu achei muito bom e bem explicado. Lá em casa sempre tive esse problema de tomar um remédio indicado por um vizinho e aprendi aqui que, às vezes, o que serve para ele pode não servir para mim”, concluiu.

De acordo com os coordenadores da campanha, outra ação está prevista para acontecer no mês de setembro, que vai ter como público-alvo estudantes das unidades de ensino do Paulista.

A campanha é realizada pela Secretaria de Saúde do Paulista, e conta com o apoio da Assistência Farmacêutica do município e do Grupo de Projeto Altos Papos.

Fotos: Fabiane Lopes / Prefeitura do Paulista