PAULISTA > Notícias > Bairro de Sítio Fragoso recebe Ação Saúde nos Terreiros

Saúde | 27/05/2024

Bairro de Sítio Fragoso recebe Ação Saúde nos Terreiros

Ação é uma parceria entre Superintendência de Atenção Básica, Superintendência de Políticas Estratégicas e a Diretoria de Igualdade Racial

No município do Paulista, no bairro de Sítio do Fragoso, a Prefeitura realizou, nesta segunda-feira (27/05), mais uma Ação de Saúde nos Terreiros. A iniciativa existe desde o início da atual gestão e faz parte da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no país. A ação foi realizada no Terreiro de Candomblé Ilê Maroketu Asé Aronín, através de uma parceria entre a Superintendência de Atenção Básica, Superintendência de Políticas Estratégicas e a Diretoria de Igualdade Racial.

Na ocasião, foram oferecidos serviços de vacinação contra a gripe, encaminhamento para mamografia, citologia, atendimentos médico e de enfermagem, testagem para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, e verificação dos sinais de glicose e pressão arterial.

O coordenador da Política de Saúde Integral da População Negra do município do Paulista, Anderson de Oliveira, destacou que, bem antes do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, instituir os terreiros como casas de saúde, o trabalho já vinha sendo feito em Paulista, na utilização desses espaços com essa finalidade.

“Nós sempre fizemos esse trabalho, tanto fortalecendo como também ampliando, trazendo a responsabilidade sanitária dentro do território, que é do posto de saúde, da Atenção Básica, e, construindo esse elo com a Ialorixá e com o babalorixá, junto do território, para cada vez mais tirar esse medo, esse receio que a sociedade tem e o preconceito com a população de terreiro”, ressaltou o coordenador.

Fotos: Janaína de Lima / Prefeitura do Paulista