PAULISTA > Notícias > Paulista vai distribuir teste rápido para identificação precoce de gravidez

Saúde | 27/05/2024

Paulista vai distribuir teste rápido para identificação precoce de gravidez

Detalhes foram definidos pela Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde do Paulista definiu, nesta segunda-feira (27/05), o alinhamento para o uso de kits de gravidez pela usuárias dos postos de saúde da Rede Municipal.

Na reunião, os enfermeiros da Atenção Básica de Saúde receberam o material para efetuar a entrega nas unidades, e também participaram de palestras a respeito da atualização dos fluxos e do envio de insumos para as testagens rápidas de Sífilis e HIV e informações sobre os protocolos para atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro da Atenção Básica.

“A entrega destes testes nas unidades de saúde do município é muito importante para que a gente possa detectar precocemente a gravidez, e iniciar o quanto antes o pré-natal que é tão importante para a gestante e o bebê”, disse a superintendente de Atenção Básica do Paulista, Maristela Blera.

Ao todo são quatro mil testes rápidos de gravidez que a Prefeitura do Paulista adquiriu.

“O município já realiza a testagem com 24 horas, mas o teste rápido "in loco" permite que a mulher já saia de lá com o resultado, se está ou não gestante e se precisa usar algum anticoncepcional para iniciar um planejamento familiar”, afirmou a superintendente de Políticas Estratégicas, Jakeline Morais.