PAULISTA > Notícias > Obra da Prefeitura do Paulista previne avanço da erosão em trecho da orla do Janga

Infraestrutura | 23/05/2024

Enrocamento aderente é feito com rochas encaixadas

Uma obra executada pela Prefeitura do Paulista para conter o avanço do mar em uma área do Janga tem surtido  efeito positivo.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura aplicou uma técnica denominada enrocamento aderente, entre as ruas Betânia e Cabedelo, para diminuir o impacto das ondas.

Essa modalidade de obra é composta por uma estrutura de proteção costeira construída com blocos de rocha granítica de tamanhos variados. As pedras são encaixadas entre si e com um aterro de areia atrás.

O enrocamento é desenvolvido com o objetivo de conter a erosão costeira no trecho afetado, pois evita que as ondas e correntes marinhas carreguem a areia da praia ocasionando a destruição das ruas, calçadas, muros e todo tipo de edificação existente.

Fotos: Prefeitura do Paulista