PAULISTA > Notícias > Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é ministrado em Paulista

Ação integrada | 10/05/2024

Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é ministrado em Paulista

Iniciativa aconteceu através de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-PE

“Eu estava desempregada desde fevereiro e o curso trouxe uma oportunidade de trabalho para mim”, relatou Verônica Araújo, 50, que participou do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e já conseguiu uma vaga de emprego. A iniciativa ocorreu através de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Sebrae-PE, e aconteceu entre os dias 6 e 10 de maio, no Paulista North Way Shopping, com carga horária de 20 horas.

Através desta capacitação, os participantes passaram a ter o conhecimento de tópicos importantes, como os perigos em alimentos, os fundamentos das boas práticas, critérios de segurança na produção de alimentos, e ainda tiveram uma atividade na qual puderam realizar a vistoria na cozinha de um dos estabelecimentos do shopping.

“Esse treinamento é feito com base em uma RDC da Anvisa, que regulamenta o serviço de preparação de alimentos, de empresas que são do segmento de alimentos. A importância desse treinamento é preparar o manipulador de alimentos para garantir a segurança do produto”, explicou a consultora do SEBRAE-PE, Carmen Pascal.

De acordo com ela, a própria RDC já contempla todos os requisitos de boas práticas, que vão desde o ambiente de trabalho, organização, limpeza, higiene, manipulação, todas as técnicas de preparo, os perigos que estão envolvidos na fabricação de alimentos e as medidas preventivas, e como evitar que esses perigos causem dano à saúde das pessoas pela ingestão de um alimento contaminado.

Dentre os participantes do curso, a empresária Mariana Medeiros de Araújo, de 42 anos, disse ter ficado satisfeita com esta capacitação. “Para nós, empreendedores aqui da cidade de Paulista, acho que é super interessante. Para mim, principalmente, que sou uma pessoa que empreendo já há dois anos, tenho conhecimento das boas práticas, tenho nutricionista dentro do meu estabelecimento, então eu conheço, mas sempre tem o que se aprender e estar ligado nas normas que estão sempre se atualizando, para evitar qualquer risco ao nosso cliente”, disse a empreendedora.

A superintendente de Vigilância em Saúde do município, Renata Albuquerque, explicou que o curso é importante para que o manipulador de alimentos possa entender sobre o que é a boa prática de fabricação, os procedimentos e exigências da Vigilância Sanitária.

“É preciso saber o que é a segurança do alimento que vai ser colocado na mesa do consumidor da maneira adequada, entender como é a conservação desses alimentos, a diferença de um alimento pronto para consumo e um alimento que necessita de um outro tipo de manipulação. É mostrar ao manipulador o que ele pode e o que ele não pode fazer dentro da cozinha, dentro da produção", destacou Renata.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Agropecuária e Pesca, Francisca Lopes, enfatizou a importância do curso para o empreendedorismo na cidade. “Eu acredito que o conhecimento é a base de tudo e a forma de abranger os alimentos é muito importante para o consumidor final. Estamos muito gratos por essa parceria com o SEBRAE, na qual promovemos mais uma capacitação, que além disso, será um benefício para a saúde pública no município”, concluiu Lopes.

Fotos: Fabiane Lopes/Prefeitura do Paulista