PAULISTA > Notícias > Radar e bikes elétricas serão usados para monitoramento da orla do Paulista

Meio Ambiente | 11/06/2015

Radar e bikes elétricas serão usados para monitoramento da orla do Paulista

O trabalho de monitoramento da orla do Paulista ganhou nesta quinta-feira (11) mais dois equipamentos que ampliam a fiscalização das questões relacionadas à erosão costeira, desovas das tartarugas marinhas e crimes ambientais. Através de quatro bicicletas elétricas, adquiridas pela Prefeitura do Paulista, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, poderá realizar de maneira mais ágil as visitas à orla da cidade. Já um radar, instalado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), identificará a força das ondas que chegam às praias e assim criar estratégias de combate ao avanço do mar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares, as bicicletas custaram, em média, R$ 4 mil cada um e foram adquiridas a partir da conversão de multas ambientais. A cada carga, a bateria da bike garante uma autonomia de 25 km, o que permite a fiscalização de toda orla marítima com melhor mobilidade. Além de ser uma prática sustentável e não poluente, os novos veículos serão responsáveis pela economia de até 200 litros de combustível por mês.

Já o radar instalado em parceria com os Departamentos de Oceanografia e Geologia da UFPE ficará responsável por analisar a dinâmica das ondas no litoral do Paulista. O equipamento está acomodado no teto de um prédio residencial, nas proximidades do Forte de Pau Amarelo. “A proposta é que esse radar nos dê informações que serão usadas em estratégias para proteger a população dos efeitos do avanço do mar. Por isso o equipamento foi instalado na região onde as ondas agem com a maior força em todo litoral do Estado”, explicou Leslie Tavares.

Com os dois novos equipamentos, a Prefeitura do Paulista reforça as ações que envolvem a contenção do avanço do mar e a requalificação da orla marítima do município. Uma das primeiras ações nesse intuito foi o investimento de cerca de R$ 28 milhões na construção do bagwall, técnica para dissipar a energia das ondas e reduzir os efeitos da erosão costeira. Além disso, a gestão municipal já iniciou os trabalhos para a requalificação do calçadão da orla da cidade.