PAULISTA > Notícias > Bicho-preguiça é devolvido à natureza em Paulista

Meio Ambiente | 03/06/2015

Bicho-preguiça é devolvido à natureza em Paulista

Biólogos da Prefeitura do Paulista conseguiram resgatar em segurança um bicho-preguiça encontrado por moradores de Maranguape II nesta quarta-feira (03.06). O animal estava “perdido” numa área residencial próximo à Rua 92 quando foi capturado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes de ser devolvida à natureza, a preguiça recebeu todos os cuidados necessários. O seu retorno ao habitat natural ocorreu no início desta tarde. Agora, ele passa a morar na Mata do Ronca, em Jardim Paulista.

A Unidade de Conservação Estadual possui todas as características do “lar” original de uma preguiça. A área é repleta de plantas, raízes e frutos que servem de alimento para o bicho. O animal encontrado em Maranguape II era uma preguiça macho, estava saudável, sem feridas ou parasitas, tinha entre três e cinco anos, e possuía cerca de 60 cm de comprimento.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Leslie Tavares, comentou sobre ação da prefeitura que culminou com o resgate do animal silvestre. “Como possuía condições de retornar ao habitat, o bicho foi avaliado pelos nossos técnicos e lavado ao local mais apropriado. Caso contrário, faríamos o encaminhamento para a reabilitação junto à CPRH”, frisou.

BICHO-PREGUIÇA – Animal da fauna brasileira (Bradypus Trydactila) encontrado em países da América do Sul e América Central. O bicho possui hábitos noturnos e chega a viver, no máximo, de 30 a 40 anos. Ele dorme em média 14 horas por dia. Sua alimentação preferida são as folhas da Embaúba, planta facilmente encontrada na Mata Atlântica.