PAULISTA > Notícias > Uso de bikes elétricas é anunciado na abertura da Semana do Meio Ambiente do Paulista

Meio Ambiente | 01/06/2015

A abertura da Semana do Meio Ambiente do Paulista foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º.06) em cerimônia no Senac de Jardim Paulista. No evento, o secretário de Meio Ambiente do município, Leslie Tavares, anunciou a aquisição de quatro bicicletas elétricas que auxiliarão no trabalho de fiscalização ambiental nos 14 km de orla – da praia da Enseadinha até o Pontal de Maria Farinha. A novidade vai tornar a atividade mais rápida e eficiente. Os equipamentos serão apresentados durante as atividades da semana comemorativa, na quarta-feira (03.06), último dia da programação oficial na cidade.

Batizada de Paulista Sustentável, a programação comemorativa terá palestras sobre monitoramento de tartarugas marinhas, resíduos sólidos e animais silvestres. Também haverá oficina de educação ambiental, plantio de mudas com alunos da rede municipal de ensino e uma trilha ecológica. As atividades são abertas ao público.

“A Semana do Meio Ambiente foi instituída depois da Conferência de Estocolmo (1972) e até hoje esse momento é usado para refletir sobre como vivemos e acerca de sustentabilidade, proteção da natureza e como evitar a degradação do meio ambiente”, pontuou Leslie Tavares.

O encontro desta segunda-feira ainda contou com a entrega do título de cidadão paulistense para Araripe Serpa, natural de São Paulo. Além de sua trajetória política no País, ele foi um dos defensores da área que conseguiu transformar, na década de 80, na Estação Ecológica de Caetés, na Zona Rural do Paulista. Para ele, sua história com a cidade se resume à luta pela preservação de um dos seus principais bens: as florestas.

“A ligação que eu tenho com o meio ambiente eu trago dentro da alma e do coração. Paulista representa muito pra mim, durante 18 anos trabalhei numa fábrica aqui na cidade e sempre lutei pela preservação das áreas verdes”, declarou o mais novo cidadão paulistense.

A Semana Municipal do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente do Paulista, conta com a parceria de instituições como Kennel Club do Estado de Pernambuco, Senac, Faculdade Joaquim Nabuco, Empresa ASA e Odebrecht Ambiental.

PROGRAMAÇÃO:

- Segunda-feira, 1º de junho

Local: Senac Paulista, em Jardim Paulista Baixo

9h30 – Abertura e feirinha de práticas sustentáveis

14h – Palestra sobre Monitoramento de Tartarugas Marinhas

15h – Vídeo Sea Shephered Conservation Society

- Terça-feira, 02 de junho

Local: Auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, Centro do Paulista

14h – Palestra sobre Resíduos Sólidos

15h – Oficina de Educação Ambiental

- Quarta-feira, 03 de junho

9h – Plantio de mudas com alunos da rede municipal do Paulista – ação será realizada no Canal do Araxá, no bairro de Loteamento Conceição