PAULISTA > Notícias > Debates da Conferência Municipal de Educação do Paulista começam no Hotel Amoras

Educação | 13/05/2015

Teve início nesta quarta-feira (13) e segue até esta quinta (14) a Conferência Municipal de Educação, organizada pela Secretaria de Educação do Paulista. O evento está sendo realizado no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, e tem o objetivo de traçar estratégias para que o município atinja as 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A abertura das atividades foi realizada com a presença do vice-governador Raul Henry, o vice-prefeito Jorge Carreiro, além de secretários da gestão municipal. A programação acontece até às 17h.

A primeira palestra desta quarta-feira foi ministrada pela professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Silke Weber, que dissertou sobre O Plano Nacional de Educação. “Esse evento mostra um processo que vem sendo construído no Brasil há mais de 20 anos em que o setor educacional e sociedade civil são conclamados a se envolver para o planejamento educacional”, ressaltou a professora.

O encontro contará com discussões sobre cada um dos objetivos propostos pelo Governo Federal para os próximos dez anos da educação pública do Brasil. Nesta quarta é  a vez das metas que abordam a educação básica, as demais propostas darão o tom dos debates desta quinta-feira. De acordo com o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior, investimento em educação é uma das preocupações da gestão municipal. “A educação é valorizada pelo prefeito Junior Matuto, nós avançamos com escolas novas, fardamento de qualidade, kit escolar. Mas nada disso adiantaria se a comunidade escolar não discutisse a educação do Paulista”, resumiu o titular da pasta.

O vice-prefeito Jorge Carreiro destacou os esforços da Prefeitura do Paulista em envolver a sociedade civil organizada, a comunidade escolar e pais de alunos, além de professores nas discussões para garantir a qualidade de ensino na rede municipal. O discurso foi endossado pelo vice-governador Raul Henry que ainda parabenizou a gestão municipal pela oportunidade criada para se dedicar às políticas da educação. “Todos os índices apontam que o Brasil avançou muito no setor do ensino, mas ainda precisa garantir melhor qualidade nas redes públicas”, pontuou Raul Henry.

Ao todo, cerca de 300 pessoas participam da Conferência Municipal de Educação no Hotel Amoaras. Compõe este grupo alunos, pais de alunos, diretores de escolas, além de representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de diversos segmentos, como LGBT, Religiões de Matrizes Africanas, associações de moradores, entre outros. Atualmente, a rede municipal de ensino do Paulista conta com 62 escolas e 17 mil alunos.