PAULISTA > Notícias > Projeto Grafitagem nas Escolas contempla unidades de ensino do Paulista

Educação | 08/05/2015

Projeto Grafitagem nas Escolas contempla unidades de ensino do Paulista

Os muros das escolas municipais do Paulista estão ganhando um colorido especial. A Secretaria de Educação da cidade está com o “Projeto grafitagem nas escolas: Pichação não, Arte sim!”. A iniciativa visa combater as pichações desordenadas nas unidades de ensino, além de tornar os alunos autores dos próprios trabalhos artísticos, criando painéis e espaços onde a arte e a liberdade de expressão predominem. Cerca de 15 instituições municipais serão contempladas com a ação, entre elas as escolas: José Firmino da Veiga, Marcos Freire, Rosa Amélia, Jaime Bold, Paulo Freire e Manoel Gonçalves. Inicialmente as artes estão sendo feitas por instrutores de grafite do município.

De caráter interdisciplinar, o conteúdo grafite será apresentado através de documentos, imagens, vídeos e textos. O projeto pretende envolver jovens alunos interessados em aprender a grafitagem, a partir de oficinas ministradas por artistas locais. O público alvo são os estudantes do ensino fundamental do 1ºao 9º ano, regularmente matriculados nas escolas públicas, assim como seus respectivos professores.

Ao final da capacitação, haverá a prática, onde os alunos orientados por oficineiros e professores grafitarão os espaços livres (muros) de suas escolas utilizando o projeto como recurso didático. Posteriormente, através da análise de uma comissão julgadora, serão premiadas três escolas que melhor apresentarem as obras produzidas e mais três alunos, por escola, que melhor expressarem suas ideias através do grafite. Vale salientar que o projeto municipal está em busca de instituições parceiras e já foi apresentado a diversas empresas de tintas.