PAULISTA > Notícias > Programa Praia Viva facilita nascimento de mais um grupo de tartarugas no litoral do Paulista

Meio Ambiente | 08/05/2015

Biólogos da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista abriram nesta sexta-feira (08.05) o décimo ninho de tartarugas marinhas monitorados no litoral da cidade. Desta vez, 142 animais da espécie “pente” chegaram ao mar da praia de Maria Farinha em segurança. O trabalho, que faz parte do Programa Praia Viva, tem o intuito de garantir a preservação da biodiversidade ao longo da zona costeira do município, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais nesse processo.

Nos últimos seis meses, os técnicos da prefeitura conseguiram assegurar que mais de 1,1 mil tartarugas conseguissem sair dos ninhos com tranquilidade. Os ovos foram encontrados nas praias da Enseadinha, no Janga; e na Conceição. A ação também possibilitou a sensibilização/capacitação dos moradores da orla, turistas, trabalhadores da praia, profissionais do segmento e alunos da rede municipal. Todas as atividades promovidas pelo governo local contam com o apoio da entidade Eco Associados.

O secretário de Meio Ambiente do Paulista, Leslie Tavares, está satisfeito com os resultados alcançados. “Com um trabalho focado na educação, estamos conseguindo proteger as espécies de tartarugas em extinção que realizam desova nas praias da cidade”, frisou. O gestor municipal acredita também que a colaboração dos atores envolvidos no litoral do município possibilita a preservar dos demais animais que habitam a orla do Paulista.

CURIOSIDADE – Quatro espécies de tartarugas marinhas visitam a orla do Paulista para realizar desova. São elas: Pente, Oliva, Cabeçuda e Verde. Esses animais levam, em média, de 45 a 60 dias para nascer. Depois disso, lutam por 72h para chegar ao mar. As tartarugas possuem uma característica única na natureza, a filopatia. Isso significa que as tartarugas só colocam os ovos no mesmo local em que nasceram.