PAULISTA > Notícias > Programa Gênero e Educação do Paulista desperta interesse de gestoras de Ipojuca

Direitos e Saúde da Mulher | 07/05/2015

A experiência exitosa da Prefeitura do Paulista com a aplicação do Programa “Gênero e Educação” despertou o interesse de Ipojuca na política pública adotada pelo governo local em prol do segmento feminino. Gestoras da Secretaria Especial da Mulher do município do Litoral Sul estiveram, nesta quinta-feira (07.05), em Paulista para conhecer detalhes da iniciativa que envolve professores e alunos da cidade.

Na ocasião, a titular da pasta, Bianca Pinho Alves, apresentou os detalhes da iniciativa. O Programa Gênero e Educação é dividido em dois eixos. O primeiro consiste no projeto Formação em Gênero para os profissionais da rede municipal de Educação, incluindo gestoras e gestores, técnicas educacionais e demais educadoras e educadores. O grupo é capacitado para entender a política da igualdade de direitos e a prevenção à violência contra a mulher.

A outra vertente do programa diz respeito ao Projeto Maria da Penha vai à Escola, que vem sendo desenvolvido nas unidades de ensino da rede do Paulista, através de estratégias para propagação da cultura de igualdade de direitos entre homem e mulher. Dentro de sala de aula, os alunos desenvolvem peças teatrais e debates sobre respeito mútuo e convivência harmoniosa.

Em Ipojuca, a prefeitura está implementando ações para fortalecer o segmento feminino do município. Destaque para o programa “Mulheres em Ação”, que consiste em visitas as comunidades e engenhos da cidade para promover cursos de formação e orientar o público sobre políticas de gêneros. A expectativa é de que as experiências exitosas do Paulista  também sejam aplicadas em Ipojuca.

FÓRUM – A secretária especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, coordena o Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da RMR e das cidades de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Foi exatamente nesses encontros que os representantes de Ipojuca tiveram a oportunidade de conhecer alguns detalhes do Programa Gênero e Educação. A iniciativa é desenvolvida em Paulista pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.