PAULISTA > Notícias > Merenda da rede municipal do Paulista ganha reforço de frutas e verduras sem agrotóxico

Educação | 29/04/2015

Os estudantes matriculados no Paulista têm um motivo a mais para saborear a merenda oferecida pela Secretaria de Educação da cidade. A partir desse mês de abril, a prefeitura aderiu ao programa de agricultura familiar e passou a incluir no cardápio frutas e verduras. E o melhor: os produtos são cultivados pelos agricultores do próprio município e livres de agrotóxicos. Laranja, banana prata, abacaxi, pimentão e tomate passaram a fazer parte da alimentação dos cerca de 17 mil alunos da rede municipal.

A prefeitura também vai incluir na merenda inhame e batata doce. Ao mesmo tempo, o Departamento de Nutrição implantará um cardápio unificado nas 62 unidades de ensino. O objetivo é tornar a alimentação mais atrativa e rica em nutriente.

Os alunos na faixa etária de zero a seis anos passarão por uma análise do peso, altura e da circunferência do braço. A partir dessas informações será definido o estado nutricional de cada estudante. Com base nesse diagnóstico os técnicos prestarão um acompanhamento aos jovens que apresentarem quadros de desnutrição.

NUTRISUS - As crianças com idades entre seis meses e quatro anos, matriculadas nas creches da rede municipal de ensino do Paulista, estão  recebendo um suplemento alimentar composto por vitaminas e sais minerais. O objetivo é prevenir e controlar casos de anemia e outras carências nutricionais, através da estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS, criado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, 70 meninas e meninos estão recebendo o acompanhamento, mas em 2016, cerca de 260 devem ser incluídos no programa. A suplementação é feita através da administração de sachês na merenda das crianças. O uso do produto é feito nas três creches municipais Tio Roberto (Jardim Maranguape), Jesus de Nazaré (Janga) e Maria Anunciada de Arruda (Pau Amarelo).