PAULISTA > Notícias > Políticas para as mulheres são debatidas no XX Fórum de Gestoras no Paulista

Direitos e Saúde da Mulher | 28/04/2015

Políticas para as mulheres são debatidas no XX Fórum de Gestoras no Paulista

A gestão de programas políticos e sociais para mulheres foi debatida nesta terça-feira (28.04) no XX Fórum de gestoras municipais de políticas para as mulheres da Região Metropolitana do Recife, Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O evento foi realizado no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, no Paulista, e reuniu dirigentes de diversas cidades para uma troca de experiências e a apresentação de propostas para o fortalecimento do segmento feminino.

A programação contou com a apresentação dos resultados da ação “Gênero e Educação”, promovido pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Também foram expostos detalhes da pesquisa “Por ser Menina no Brasil: Crescendo entre Direitos e Violências”, realizada pela Plan Internacional Brasil, uma organização que desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar crianças, adolescentes e suas comunidades, para transformar a sua realidade.

Além de coordenar e sediar o evento, a gestão municipal ainda realizou uma capacitação para as gestoras participantes do fórum. As dirigentes foram orientadas acerca do fortalecimento de institucional, planejamento e execução orçamentária das políticas públicas para as mulheres. A orientação ficou a cargo dos secretários municipais Joaquim Melo e Lúcio Genú, titulares das pastas de Planejamento e Administração, respectivamente.

Para a secretária-executiva de Políticas Públicas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, o encontro de gestoras é importante para promover a troca de experiências e apresentar programas que vêm dando certo em outras cidades. “Esta é a segunda vez que Paulista sedia esse encontro que tem o objetivo de fortalecer políticas públicas nas gestões municipais. Esse debate é importante para garantir a presença de programas que atendam o público feminino”, ressaltou a gestora que também coordena o fórum.