PAULISTA > Notícias > Paulista realiza mutirão de exames em prol da semana mundial da Saúde

Saúde | 10/04/2015

Paulista realiza mutirão de exames em prol da semana mundial da Saúde

Em alusão à semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura do Paulista realizou nesta sexta-feira (10) um mutirão de serviços de saúde na Associação dos Moradores do bairro de Maranguape II. A ação foi realizada a partir da iniciava das quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF) da localidade, que solicitaram o apoio da Secretaria de Saúde do município.

Foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exames de mamografia, vacinação, além de orientação nutricional e acerca do câncer de boca. Ao todo, a organização estima que mais de 300 pessoas tenham sido atendidas na ação que durou toda a manhã desta sexta. Durante o evento os populares também foram esclarecidos e cadastrados no Programa Remédio em Casa, que entrega medicamentos contra diabetes, hipertensão e alterações do triglicerídeos nas residências dos paulistenses.

Para o morador do bairro de Engenho Maranguape, João Daniel da Silva, o mutirão realizado nesta sexta deve se repetir sempre que for possível. Segundo ele, esse tipo de ação facilita o acesso das pessoas a diversos serviços em uma única visita. “Eu mesmo tomei três vacinas, peguei preservativos e ainda fiz o exame de glicose. É muito bom mesmo porque, às vezes, a gente enfrenta dificuldade de ter acesso a alguns desses serviços”, explicou.

De acordo com a secretária Executiva de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a iniciativa serve para esclarecer a população sobre os temas que envolvem seu bem-estar, além de explicar sobre os serviços que a gestão municipal oferece e alguns moradores ainda não conhecem. “Essa atividade ajuda também para que as equipes do PSF fortaleçam o vínculo com a comunidade que, muitas vezes, precisa de ações como estas para obter exames e orientações.”, ressaltou a secretária.