PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista oferece testes gratuitos para prevenir a Filariose

Saúde | 09/04/2015

Saúde do Paulista oferece testes gratuitos para prevenir a Filariose

Com a proposta de prevenir a ocorrência de casos de Filariose, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, oferece gratuitamente o teste rápido para diagnóstico da doença. Os interessados em realizar o exame devem se dirigir à Prontoclínica Torres Galvão, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro da cidade. O procedimento, que é realizado de segunda a quinta-feira, sempre a partir das 23h, consiste em um pequeno furo no dedo, onde é coletado o sangue do paciente. A investigação laboratorial acontece no Centro de Endemias e Análises Médicas do município (CEAMP).

Os casos positivos são encaminhados para a Unidade de Saúde B, localizada no bairro de Maranguape II. Além de oferecer os testes gratuitos para prevenir à doença, a atual gestão também presta um serviço especial de atendimento aos munícipes. Os agentes comunitários de endemias visitam as localidades indicadas pelos moradores e também aquelas que apresentam casos suspeitos da enfermidade. Nos últimos 13 anos foram notificados 144 casos de filariose na cidade. Todos foram acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

PREVENÇÃO – Medidas simples como combater o mosquito podem prevenir a doença. Portanto, conservar os ambientes de convívio limpos, fossas vedadas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os hospedeiros afastados. Outra opção é o uso de mosquiteiros nas camas, durante a noite. Evitar a exposição prolongada nos locais onde ainda ocorre muitos casos de transmissão. No Brasil, estes locais estão restritos a bairros periféricos dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista, todos da Região Metropolitana de Recife.

A DOENÇA- Filariose, também conhecida como elefantíase, é uma doença infecciosa, causada por um parasita de nome científico Wuchereria bancrofti. O parasita bloqueia os vasos linfáticos afetando a circulação do indivíduo. O membro infectado fica extremamente inchado, as pernas, por exemplo, quando são afetadas são comparadas com as patas de um elefante. A doença ocorre através da picada de um mosquito infectado, que transmite as larvas do parasita para o ser humano. Indivíduos de todas as idades podem ser infectados.