PAULISTA > Notícias > Crianças das creches do Paulista recebem suplementação alimentar contra anemia

Saúde | 08/04/2015

Crianças das creches do Paulista recebem suplementação alimentar contra anemia

As crianças com idades entre seis meses e quatro anos, matriculadas nas creches da rede municipal de ensino do Paulista, passam a receber um suplemento alimentar composto por vitaminas e sais minerais. O objetivo é prevenir e controlar casos de anemia e outras carências nutricionais, através da estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS, criado pelo Ministério da Saúde em 2014. Atualmente, 70 meninas e meninos estão recebendo o acompanhamento, mas em 2016, cerca de 260 devem participar da iniciativa nacional.

A suplementação é feita através da administração de sachês na merenda das crianças. Os gestores e merendeiras das três creches municipais, Tio Roberto (Jardim Maranguape), Jesus de Nazaré (Janga) e Maria Anunciada de Arruda (Pau Amarelo), foram capacitados sobre como oferecer o NutriSUS às crianças.

“A anemia ainda é um grande problema de saúde púbica, então, esta é uma das estratégias do Ministério da Saúde para combater esse agravo nutricional. Com a utilização do NutriSUS, a gente vai potencializando o pleno desenvolvimento nutricional das crianças”, explicou a nutricionista Kalina Lygia Souza Xavier, da coordenação de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde do Paulista.

Para participar da ação, os pais das crianças assinaram termos de autorização e tiveram que apresentar o teste do pezinho e cartão de vacina atualizado. Os pequenos também foram submetidos a uma triagem através da medição peso e altura para identificar aqueles com maior propensão a desenvolver carências vitamínicas.

A pedagoga Marta Almeida e mãe do pequeno Paulo Henrique, de 3 anos, uma das crianças beneficiadas pelo programa de fortificação da alimentação infantil, aprovou a iniciativa. “Agora ele está mais ativo, brincando mais. Eu acredito na importância do ferro na alimentação do meu filho e para o desenvolvimento dele, isso tudo é muito importante”, avaliou.

O uso dos nutrientes na merenda das crianças das creches do Paulista será monitorado através de vistas de agentes das secretarias de Educação e de Saúde do município, através do Programa Saúde nas Escolas.

O NUTRISUS – A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, testada em quatro municípios brasileiros (Olinda, Porto Alegre, Rio Branco e Goiania), é um programa do Ministério da Saúde. O NutriSUS é administrado em duas fases, na primeira as crianças recebem o nutriente  por três meses, têm uma pausa de quatro meses e retomam a suplementação por mais três meses. No total, as crianças precisam receber entre 72 e 120 sachês de NutriSUS durante o período. Nos saquinhos individuais, há nutrientes como vitaminas A, D, C, B1, B6 e B12, Zinco, Cobre, Ácido Fólico e muito outros.