Ir para o conteúdo

Vivências formativas ampliam estratégias inclusivas para estudantes da rede municipal

A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), por meio da Gerência de Educação Especial e Inclusiva, realizou nesta quarta-feira (27), nas escolas da rede municipal de ensino, vivências formativas conduzidas por professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os profissionais de apoio escolar. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas inclusivas e qualificar o atendimento aos estudantes da Educação Especial nas salas de aula.

A ação integrou a formação continuada nas escolas desenvolvida pela rede municipal, promovendo momentos de acolhimento, informes e conteúdos voltados ao aprimoramento do trabalho pedagógico realizado pelos profissionais de apoio escolar.

Durante as vivências, os participantes discutiram estratégias inclusivas para o atendimento dos estudantes, além de refletirem sobre práticas pedagógicas mais acolhedoras e eficazes no ambiente escolar. A programação também reforçou a importância do trabalho colaborativo entre professores do AEE, profissionais de apoio escolar e equipes pedagógicas, fortalecendo o acompanhamento individualizado e o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Especial.

De acordo com a gerente de Educação Especial e Inclusiva da SEEPA, Bernadete Brandão, a proposta fortalece o processo de formação continuada dentro das próprias unidades escolares, aproximando teoria e prática no cotidiano pedagógico.

“Os professores do AEE estão nas escolas repassando essa dinâmica, atualizando e fortalecendo os conhecimentos dos profissionais para melhor atender os estudantes em sala de aula. É um momento importante de troca, alinhamento e qualificação do trabalho desenvolvido na rede”, destacou Bernadete.

Na Escola Municipal Agamenon Magalhães, a formação foi avaliada de forma positiva pelos participantes. A profissional de apoio escolar Letícia Emanuele destacou a importância do momento para compartilhar experiências e ampliar conhecimentos.

“Estamos aqui participando da formação e foi muito bacana aprender e falar das experiências do nosso dia a dia com os alunos. Espero sempre participar, porque contribui para a melhoria do nosso aprendizado como apoio e também para entendermos melhor o que podemos levar para as crianças”, afirmou.

A professora Anaclécia Góes também ressaltou a relevância do encontro como espaço de planejamento e fortalecimento do acompanhamento pedagógico dos estudantes.

“Estamos vivendo uma tarde muito rica de formação com os apoios. É um momento necessário, valioso e de muita troca de experiências. Conseguimos sentar, dialogar sobre a sala de aula, entender o desempenho dos nossos alunos e traçar metas para planejar a evolução dos estudantes. Tem sido um momento único aqui na Rede do Paulista”, pontuou.

Com a iniciativa, a SEEPA reafirma o compromisso com a formação continuada dos profissionais da educação e com a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Fotos: João Gonçalves/SEI

Categorias

Compartilhe:

Vigilância Sanitária do Paulista atua nos três polos no primeiro dia das comemorações pelos 91 anos

Festival PNAB Sons de Pernambuco celebra os 91 anos de Paulista valorizando artistas locais

Polo Saravá Paulista celebra ancestralidade e cultura popular na programação dos 91 anos de Paulista

Paulista celebra 91 anos de emancipação com noite de fé, louvor e emoção

Camarote da Acessibilidade marca abertura das festividades pelos 91 anos de Paulista

Café da Manhã honra tradições afro-brasileiras na abertura da programação do Polo Saravá Paulista para as comemorações dos 91 anos

Missa pelos 91 anos do Paulista é marcada pela entrega da Comenda Padre João Ribeiro

Paulista inicia programação dos 91 anos de emancipação política com hasteamento das bandeiras

Prefeitura do Paulista e TJPE realizam casamento coletivo para 127 casais no Clube Municipal