Treino do futebol de cegos de Paulista reforça preparação para a Copa do Nordeste 2026

A equipe de futebol de cegos do município do Paulista realizou, na tarde desta terça-feira (27), mais um treino preparatório visando a Copa do Nordeste de Futebol de Cegos 2026. A atividade aconteceu na Arena Shalon, localizada no estacionamento do Paulista North Way Shopping, no Centro da cidade, e contou com o acompanhamento da Prefeitura do Paulista.

 

A competição será realizada na cidade de Campina Grande (PB), entre os dias 6 e 12 de abril, reunindo 14 delegações de diversos estados do Nordeste. O torneio vale vaga para o Campeonato Brasileiro Série B da modalidade, que acontece no segundo semestre, em São Paulo.

 

De acordo com o superintendente de Direitos Humanos do Paulista e também atleta da equipe, Kleber Pyrrho, o apoio do município é fundamental para o fortalecimento do esporte inclusivo.

 

“A Prefeitura do Paulista acompanha de perto o treino da equipe de futebol de cegos do município. O objetivo é a preparação para a Copa do Nordeste 2026, onde a equipe vai representar nossa cidade em uma competição de alto nível, com delegações de vários estados. A luta continua, e esses atletas são exemplo de superação e talento”, destacou Kleber.

 

A equipe vem intensificando os treinos e fortalecendo o elenco com atletas de outros estados e até de outros países. Um dos destaques é Eric, de apenas 9 anos, que integra a seleção de base da Seleção Brasileira de Futebol de Cegos.

 

O jornalista e presidente da Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP), Vinícius Passos, ressaltou que a temporada 2026 já começou com foco total na competição regional.

 

“A temporada 2026 começou. Estamos nos reunindo no Clube Municipal do Nobre e aqui na Arena Shalon, para nos prepararmos para o Regional Nordeste de Futebol de Cegos. Nossa proposta é chegar fortes à competição. Trabalhamos muito para reforçar a equipe, trazendo atletas de outras cidades, estados e até de outros países”, afirmou.

 

Segundo Vinícius, o objetivo principal é garantir a classificação para a Série B do Futebol de Cegos. “Estamos qualificando a equipe para buscar nosso maior objetivo, que é a vaga para o Campeonato Brasileiro Série B, que será disputado em São Paulo, no segundo semestre”, completou.

 

A diretora da Pessoa com Deficiência do Paulista, Maria Eduarda Lucena, destacou a importância da parceria entre o poder público e a associação, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão.

 

“Essa parceria mostra que não devemos limitar a nossa visão. O esporte precisa ser acessível a todos os públicos. Futebol de cegos, goalball e basquete em cadeira de rodas fazem parte de uma política de inclusão e acessibilidade no nosso município”, afirmou.

 

Já a diretora de projetos da associação Juntos pela Inclusão de Paulista, Vera Arruda, enfatizou a parceria com a Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco (AFCP), especialmente no apoio logístico durante as competições realizadas no estado.

 

“O Juntos pela Inclusão é parceiro da AFCP, principalmente quando eles participam de campeonatos aqui em Pernambuco. Como a associação não possui alojamento próprio, nós cedemos espaço para acolher os atletas durante as competições. Essa parceria fortalece o esporte adaptado e garante melhores condições para que esses atletas possam competir”, concluiu.

 

Fotos: Juan Marvin / SEI

Categorias

Compartilhe:

Secretaria de Educação realiza 4ª convocação de professores em Paulista

Paulista promove Baile Carnavalesco da Pessoa Idosa nesta quinta (12)

PreviPaulista discute estratégias para fortalecer a Previdência dos servidores municipais

Prefeitura do Paulista oferta emissão da nova carteira de identidade gratuitamente

Paulista orienta sobre matrículas e transferências pela Central de Vagas da rede municipal

Prefeitura do Paulista intensifica serviços de limpeza em diversos pontos da cidade

Bloco Acorda Aurora leva alegria às ruas do bairro da Aurora com homenagem à Seleção Brasileira

Paulista identifica mais quatro ninhos de tartarugas marinhas na orla do Janga

Capacita Paulista inicia cursos com foco em empreendedorismo, tecnologia e juventude